Super banner

Acia visita a primeira Associação Comercial do Brasil

Acia visita a primeira Associação Comercial do Brasil

Acia visita a primeira Associação Comercial do Brasil 1

Os diretores da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) visitaram a primeira Associação Comercial do Brasil. Na cidade de Salvador está localizada a Associação Comercial da Bahia, que foi criada em 15 de julho de 1811 e, portanto, comemora este ano 200 anos de fundação.

O presidente da Acia, Marcio Farid, juntamente com sua esposa Ana Lúcia de Almeida Farid, conheceu a associação bicentenária na companhia do diretor de Marketing e Relacionamento, Antônio Nogueira Lima Júnior, e do presidente da Câmara do Distrito Industrial, Jaime Sánchez Rozo. A visita contou também com a presença da historiadora araxaense Glaura Teixeira Nogueira Lima.

O Palácio da Associação Comercial da Bahia é um prédio histórico, idealizado em estilo inglês do século 19 que foi construído no local onde antes se assentavam os canhões do Forte de São Fernando e também onde batia a maré do mar, através de uma concessão feita pelo príncipe regente D. João. A entidade de classe considerada uma das mais antigas da América Latina foi constituída por iniciativa de D. Marcos de Noronha Brito, Conde dos Arcos de Val-de-Vez, último vice-rei do Brasil, que pediu autorização ao príncipe regente para edificar uma casa destinada ao “Corpo do Comércio”.

Além da beleza arquitetônica do palácio, o acervo artístico existente na Associação Comercial também impressiona os visitantes. As telas a óleo em grandes dimensões que ornamentam as paredes dos vários salões encantam, com destaque para a Sala da Presidência, onde se encontra o painel de Cândido Portinari, e seu olhar sobre a Família Real de Dom João VI, desembarcando no Brasil-Colônia. Admira-se ainda todo o acervo preservado da época da inauguração como candelabros, mobiliário, peças raras, relógios, documentos, cartas, atas e retratos.

Os diretores da Acia percorreram todos os cômodos do palácio onde até hoje funcionam todas as atividades desenvolvidas pela Associação Comercial da Bahia. Em cada uma das salas visitadas várias histórias e uma grande riqueza de detalhes da construção e dos mobiliários.

Farid destaca a satisfação de conhecer a primeira Associação Comercial do Brasil. “A Associação Comercial da Bahia tem uma enorme importância para todo o país e ao longo de seus 200 anos teve um papel muito relevante não só para o Estado da Bahia mais para o Brasil. Muitas questões de interesse nacional foram tratadas e decididas neste local.”

Notícias relacionadas