Super banner

Araxá promove um dos maiores eventos de queijos do mundo

Araxá promove um dos maiores eventos de queijos do mundo

Mais de 1,5 tonelada de queijos divididos em categorias, cerca de 800 produtores inscritos e 15 países participantes. Araxá promove um dos maiores eventos de queijos do mundo entre os dias 4 e 7 de novembro. O Tauá Grande Hotel de Araxá será o palco de Concurso Internacional, palestras, treinamentos, degustação de queijos e exposição de produtos. 

A ExpoQueijo Brasil – International Cheese é o maior evento de queijos certificados, com registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF) e Sisbi (equivalência) ou Selo Arte do Brasil. 

O evento é promovido pela Bonare Eventos e conta com a parceria do Governo de Minas Gerais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e Prefeitura de Araxá. A Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), entidade italiana referência mundial na formação de provadores de queijos por meio de métodos científicos, valorização dos queijos e preservação do sabor será a grande curadora do evento. 

A ExpoQueijo Brasil – International Cheese é o primeiro evento aberto ao público que terá a volta de apresentações culturais no município. Para participar, a organização do evento apresentou um protocolo de biossegurança contra a Covid-19. 

Dentre a principais medidas, será exigido do público presente, na portaria de entrada, a apresentação obrigatória do cartão de vacina atualizado ou comprovante de vacinação, juntamente com a Carteira de Identidade (RG), para maiores de 12 (doze) anos, a fim de comprovar a imunização de pelo menos a 1º dose (ou dose única) da vacina contra a Covid-19. 

De acordo com a organizadora do evento, Maricell Hussein, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas compareçam ao evento durante os quatro dias de concurso e exposição de produtos. 

“A estrutura é aberta, toda planejada e pode receber mais de 5 mil pessoas ao mesmo tempo. Porém, vamos limitar o acesso por conta das restrições impostas pela Covid-19 e simultaneamente vamos receber no máximo 2 mil pessoas. São mais de 100 estandes, praça de alimentação, área kids, palestras, treinamentos, enfim, um dos maiores eventos de queijos do mundo, que contará com a presença de diversas autoridades do país e amantes do queijo de todo o mundo”, destaca. 

O prefeito Robson Magela reitera que Araxá vai ser palco de um dos principais eventos de turismo gastronômico. “O público não só vai ter a oportunidade de conhecer a nossa cultura como também os principais produtos que se destacam internacionalmente. Estamos com uma grande expectativa pela troca de experiência que a ExpoQueijo vai proporcionar, além de fomentar a nossa economia local, retornando Araxá ao cenário turístico”, conclui o prefeito.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *