Super banner

Araxá recebe segunda etapa do Fórum Regional do Governo de Minas

Araxá recebe segunda etapa do Fórum Regional do Governo de Minas

Vice-líder de governo, deputado estadual Bosco (PTdoB) convida sociedade civil e lideranças para a abertura da segunda rodada dos debates regionais do Triângulo Sul, que acontece na próxima terça-feira (29/9/15), às 8 horas, no Tauá Grande Hotel.

Distribuídos os Formulários de Diagnósticos Territoriais e eleitas as lideranças dos Grupos de Trabalho durante a instalação do Fórum Regional do Triângulo Sul, na última quarta-feira (16), em Uberaba, o Executivo, junto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), seguem agora para a realização da segunda rodada, que acontece em Araxá, na próxima terça-feira (29), às 8 horas, no Tauá Grande Hotel. Nesta etapa, os grupos divididos em cinco eixos – desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública; e educação e cultura – debatem as propostas coletadas nos Diagnósticos Territoriais, que fomentarão o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), bem como a construção dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Integrado. Ainda, na segunda etapa, os grupos temáticos indicam os representantes do Comitê de Planejamento Territorial (Complete).

O deputado estadual Bosco (PTdoB), que vem participando efetivamente dos fóruns em diferentes Territórios de Desenvolvimento do Estado, destacou que a realização em Araxá se traduz na oportunidade de inserir o município e região na perspectiva das políticas pública do Executivo mineiro. O parlamentar lembrou que, desde os primeiros dias de mandato do governador Fernando Pimentel, ele havia feito o pleito para que Araxá fosse integrada na rota dos Fóruns Regionais de Governo. “Quando participei do lançamento oficial dos Fóruns Regionais de Governo, em junho deste ano, sugeri ao governador que fosse realizada o Fórum Regional em Araxá, por se tratar de uma cidade polo e estratégica para o desenvolvimento econômico estadual”, contou. Com efeito, na última quarta-feira (16), em Uberaba, o governador anunciou a realização da segunda etapa do fórum do Território de Desenvolvimento Triângulo Sul, em Araxá. Na ocasião, em Araxá, o Executivo, secretários, prefeitos e demais lideranças pretendem dar início à formulação do PMDI, PPAG e dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Integrado.

Planos – Conforme previsto na Constituição do Estado de Minas Gerais, o PMDI deve ser elaborado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), e tem como objetivo definir diretrizes prioritárias para a formulação de políticas públicas de Estado. Já o PPAG estabelece metas, num prazo de quatro anos, para a execução de programas de governo.

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *