Super banner
Super banner

Araxá troca experiências com Uberaba para implantar o ProJovem Adolescente

Araxá troca experiências com Uberaba para implantar o ProJovem Adolescente

Com previsão de implantar o ProJovem Adolescente em Araxá na próxima semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano enviou uma equipe de técnicos para conhecer a execução do programa em Uberaba. Eles visitaram os Centros de Referências de Assistência Social (Cras) dos bairros Alfredo Freire e Chica Ferreira e trocaram experiências com orientadores e instrutores das oficinas de convivências.

“O funcionamento do ProJovem em Uberaba é bem parecido com a metodologia que estamos fazendo para implantar o programa em Araxá, como a operacionalização na prática que está dentro da nossa realidade”, afirma o supervisor de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, Anderson Alves Costa.

O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado há dois anos pelo governo federal. Em Araxá, serão beneficiados 180 jovens entre 15 e 17 anos, sendo 120 pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família e 60 que estão em situação de risco social.

De acordo com Anderson, a programação do ProJovem Adolescente vai contar com encontros e oficinas de convivência, dividida em dois núcleos – área central e bairro Abolição, no setor Oeste -, sendo desenvolvidos dois eixos – esporte lazer e cultura e arte.

“Vamos oferecer a inclusão digital, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, inserção dos adolescentes à rede socioassistencial do município e formar coletivos de jovens onde vamos promover ações muito concretas e comunitárias”, destaca o supervisor.

“A nossa expectativa é muito boa porque é mais fortalecimento de política pública de inclusão no município, junto com o ProJovem Urbano, e que, sobretudo, vai tirar os jovens da rua.”

Notícias relacionadas