Super banner

Câmara encerra 2013 com entrega de honrarias no Aniversário de Araxá

Câmara encerra 2013 com entrega de honrarias no Aniversário de Araxá

Foto: Alair Barbosa / Edição: Diário de Araxá

A Câmara Municipal de Araxá promoveu a outorga do Título de Cidadania Honorária, da Medalha Dom José Gaspar e Medalha Geraldo Porfírio Botelho, em noite festiva de comemoração do Aniversário de Araxá (148 anos de emancipação política), no Salão Minas Gerais do Tauá Grande Hotel. O evento também marcou a entrega da Medalha Calmon Barreto, realizada pelo Governo de Minas Gerais.

Título de Cidadania Honorária

O Título de Cidadania Honorária tem por objetivo reconhecer o mérito de cidadãos prestam relevantes serviços à comunidade, sem ter nascido em Araxá.

Os homenageados da noite como Cidadãos Honorários Araxaenses foram o médico ortopedista Adriano Pimenta; o tenente da Polícia Militar, Anderson de Pinho; o geólogo Bruno Fernando Riffel; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; o técnico em contabilidade Eurípedes Candini; o empresário Eurípedes Gonçalves Rios (Branquinho); o promotor de Justiça, Genebaldo Vitória Borges; o delegado regional de Polícia Civil, Heli Geraldo Andrade; o filantropo Jair Rosa da Silva; o cabeleireiro John Romualdo; o ex-jogador do Araxá Esporte Clube, José Agnaldo Geraldo; o juiz de Direito e diretor do Fórum local, José Aparecido Fausto de Oliveira; o agropecuarista José Machado Borges; a empresária Lúcia Maria Aureliano; a promotora social Maria Lúcia Sobral; o pastor evangélico Milton Nazário; o diretor-geral da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro; a educadora Vilma de Oliveira Gonçalves.

Medalha Dom José Gaspar

A Medalha Dom José Gaspar confere tributo ao mérito de pessoas notoriamente destacada por seus contemporâneos, por sua atividade profissional, ou pela conduta de vida positiva e exemplar, ou por seu desempenho social e filantrópico.

Os homenageados com a Medalha Dom José Gaspar foram o engenheiro e professor Antônio de Pádua Gandra; a promotora social Cleusa Helena Boaventura Eufrásio; a pedagoga Dominga dos Reis Cardoso Pereira; o sargento da Polícia Militar, Emerson Cláudio Souza; a empresária Eva Rodrigues de Menezes; o empresário Fernando Braga de Araújo; o delegado Henrique Adalberto Rodrigues da Costa; a promotora social Joana Darc Lemos; a jornalista e escritora Leila Ferreira; a pedagoga Luzia Márcia Vieira, o médico otorrinolaringologista Marcelo Viviani; a secretária-geral da Câmara Municipal de Araxá, Maria José Borges Ferreira (Zezé); o padre Manoel Romes da Silva; o engenheiro e empresário Paulo Marcos Nessralla; o contabilista Valter José das Neves.

Medalha Geraldo Porfírio Botelho

Já a Medalha Geraldo Porfírio Botelho confere tributo com mérito aos representantes da área de Comunicação Social com atuação em destaque na imprensa virtual, escrita, falada e televisionada. A homenageada de 2013 foi a jornalista Regina Porfírio Botelho de Resende, representada por sua filha Maria Antônia Botelho de Resende, recebendo o título pela Associação da Imprensa Araxaense por meio do seu presidente, o jornalista Wellington Marques.

Medalha Calmon Barreto

A Medalha Calmon Barreto é concedida a pessoas físicas e jurídicas que se tenham dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais e turísticas no Estado de Minas Gerais.

Os homenageados foram o juiz de Direito, Renato César Jardim; a promotora de Justiça, Mara Lúcia Silva Dourado; a empreendedora cultural Ângela Gutierrrez; o jornalista Hélio Fraga; a bacharel em Artes Plásticas, Ana Cristina Brandão Santos Silveira de Castro; a Maestrina Maria Tereza Romagnoli Rios; a bacharel em História, Manuella Abdanur de Paula Machado,  e  os empresários Anderson Souza Rocha, Maria Lúcia Clementine Nunes e  Nelsa Josefina Trombino.

Destaque

A Mesa de Trabalho foi composta pelo presidente da Câmara, Miguel Júnior, pelo vice-presidente Sargento Amilton, pelo primeiro-secretário Eustáquio Pereira, pelo prefeito Jeová Moreira da Costa, pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, pelo juiz de Direito, Renato Zouain Zupo, pelo promotor de Justiça, Márcio Oliveira Pereira e pelo defensor público Artur Ferreira de Castro.

Para Miguel Júnior, o evento encerra o ano legislativo com chave de ouro e com a participação de pessoas tão especiais que contribuem efetivamente para o desenvolvimento da cidade nos diversos segmentos presentes na sociedade. O presidente da Câmara também fez agradecimento especial a todos os pares pelo companheirismo e dedicação aos compromissos da Casa no decorrer de 2013. 

Notícias relacionadas