Caminhada do Agosto Lilás em Araxá marca 15 anos da Lei Maria da Penha

Caminhada do Agosto Lilás em Araxá marca 15 anos da Lei Maria da Penha

Araxá promove uma caminhada alusiva ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, no próximo sábado (7). A concentração será no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim a partir das 8h30 e o trajeto seguirá por vias do Centro até a Praça Governador Valadares. 

A Lei Maria da Penha (11.340 / 2006) completa 15 anos justamente no dia da caminhada. Ela prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher como a física, moral, sexual, patrimonial e psicológica. 

Além da caminhada, o mês conta com ações para combater e prevenir a violência contra as mulheres, abrangendo palestras em escolas, rodas de conversa e atividades em espaços públicos, cumprindo protocolos de biossegurança em função da pandemia. 

“Essas ações visam chamar a atenção da sociedade para o grande número de mulheres que sofrem violência e muitas vezes passam por isso caladas. Precisamos acolher essa mulher sem julgamentos, oferecer ajuda e promover um debate também com os homens. E essa é a proposta do Agosto Lilás em Araxá”, explica Maria Cecília, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica. 

Somente em 2020 a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar registrou 747 ocorrências, a maioria delas envolvendo ameaça, agressão e lesão corporal contra mulheres. Os autores são companheiros, ex-companheiros ou namorados das vítimas. 

O Agosto Lilás em Araxá conta com a parceria da Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Câmara Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. 

O Creas conta com a Rede de Acolhimento à Mulher Vítima de Abuso, que funciona na avenida Imbiara, nº 900, telefone 3691-2024. A vítima também conta com uma central de atendimento nacional por meio do Disque 180.

Caminhada do Agosto Lilás em Araxá marca 15 anos da Lei Maria da Penha 1
Caminhada do Agosto Lilás em Araxá marca 15 anos da Lei Maria da Penha 2

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x