
Uma comitiva de Araxá está participando de uma visita técnica em Campos do Jordão (SP) para conhecer os projetos de turismo desenvolvidos pela prefeitura da cidade paulista e entidades do setor. A viagem é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias e conta com representantes da prefeitura, trade turístico e imprensa de Araxá. O Diário de Araxá está representado por seu sócio-diretor, jornalista Raphael Rios de Oliveira. A saída aconteceu na noite deste domingo (21), em frente ao Centro de Informações Turísticas.
O primeiro dia da visita técnica começa às 14h de hoje (22), com visitas no Grande Hotel Senac, fábrica de malhas e Mosteiros das Monjas Beneditinas, onde também acontece apresentação de canto gregoriano.
Nesta terça-feira (23), a programação da manhã começa com debate e palestra no auditório do Hotel Satélite, com a presença da prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado Cesar e do secretário municipal adjunto de Turismo, Benedito Ademir Coelho. Logo depois, a comitiva participa do Festival de Inverno no Museu Felícia Leirner.
Durante a tarde, a partir das 14h, o roteiro inicia no Horto Florestal Campos do Jordão. Em seguida, acontece um encontro com o presidente do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB), Hans Otto Taube. O segundo e último dia finaliza com visitas na Fábrica de Chocolate Araucária e Vila do Artesanato.
A comitiva retorna a Araxá nesta quarta-feira (24) e a chegada está prevista para as 20h. “Estamos trocando experiências e ver o modelo de Campos do Jordão em termos de turismo, dentro de um embasamento de informações técnicas para construirmos um projeto sólido para Araxá”, destaca a secretária Alda Sandra Barbosa Marques. Ela acrescenta que a prefeitura deve promover mais visitas técnicas em outras cidades turísticas do país.
“É uma importante viagem e Araxá realmente precisa de um projeto para fomentar o turismo. Estamos conhecendo os projetos de Campos do Jordão e saber o que pode ser implantado na cidade, principalmente na melhora no atendimento de bares e restaurantes e mais opções de lazer”, diz o repórter do Jornal Clarim, Saulo Araújo Aguiar.
“Estamos trabalhando para melhorar os nossos serviços e esta visita é um passo importante para conhecermos outros empreendimentos. São poucos lugares em Araxá que estão preparados para receber o turista”, afirma a sócia-proprietária do Horizonte Perdido, Mercedes Gonçalves de Paiva.