Os produtores de Araxá, Reinaldo Antônio de Lima venceu na Categoria Ouro e Alexandre Honorato na Categoria Bronze. De Sacramento, Joel Urias Leite, na Categoria Prata.
O principal concurso do Queijo Minas Artesanal do estado já tem os vencedores de 2017. Este ano a competição foi promovida pela primeira vez no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Foram escolhidos os melhores queijos das sete regiões produtoras de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.
Trinta e um queijos participaram com concurso, que chegou a sua 10ª edição. O julgamento e o anúncio foram realizados no sábado (26/8). Os queijos foram avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato.
O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.
“O Queijo Minas Artesanal é um símbolo de Minas Gerais, pois representa muito da nossa mineiridade, o que nós somos. Trazer este concurso para o Festival de Tiradentes é reconhecer o trabalho dos produtores e dar visibilidade para o queijo”, disse o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.
Todos os produtores que participaram da disputa têm suas queijarias cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e foram classificados após vencerem os concursos regionais do Queijo Minas Artesanal, promovidos pela Emater-MG ao longo do ano.
Nas duas regiões onde não foram realizados concursos (Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro), os produtores cadastrados no IMA foram convidados a participar do evento estadual.
Após a divulgação do resultado, os vencedores da Categoria Ouro foram recebidos, em Tiradentes, pelo governador Fernando Pimentel e pela presidente do Servas, Carolina de Oliveira Pimentel.
Confira a lista dos vencedores da 10ª Edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal
Categoria Ouro:
Região Araxá – Reinaldo Antônio de Lima (Araxá)
Região Campo das Vertentes – Lúcia Maria Resende (Tiradentes)
Região Canastra – Onésio Leite da Silva (São Roque de Minas)
Região Cerrado – Antônio Lima Rosa (Patrocínio)
Região Serra do Salitre – José Baltazar da Silva (Serra do Salitre)
Região Serro – Aguimar Antônio Barbosa (Serro)
Região Triângulo Mineiro – Gilson Fernandes Cruz (Monte Carmelo)
Categoria Prata:
Região Araxá – Joel Urias Leite (Sacramento)
Região Campo das Vertentes – José Orlando Ferreira Júnior (Carrancas)
Região Canastra – Reginaldo Miranda de Andrade (Medeiros)
Região Cerrado – Marcos João Bispo (Rio Paranaíba)
Região Serra do Salitre – Willian José Moreira (Serra do Salitre)
Região Serro – José Helidey Ferreira de Oliveira (Santo Antônio de Itambé)
Região Triângulo Mineiro – Jales Clemente de Oliveira (Monte Carmelo)
Categoria Bronze:
Região Araxá – Alexandre Honorato (Araxá), Antônio Onofre dos Passos (Ibiá) e Carolina Bavaresco Guaritá (Sacramento)
Região Campo das Vertentes – Eurico Taroco (São João Del Rei)
Região Canastra – Miguel Marcélio de Faria (São Roque de Minas) e Valter Caetano Leite (Medeiros)
Região Cerrado – Geraldo José Brandão (Carmo do Paranaíba) , José Maria de Oliveira (Rio Paranaíba) e Wellington Carlos Vieira (Cruzeiro da Fortaleza)
Região Serra do Salitre – Geraldo Moreira da Silva (Serra do Salitre), Vanderlino dos Reis Moreira (Serra do Salitre) e Mário Henrique da Silva Sobrinho (Serra do Salitre)
Região Serro – Vismar Ênio Pimenta (Alvorada de Minas), Anésio Barroso (Sabinópolis) e Ernandes Ferreira do Carmo (Serro)
Região Triângulo Mineiro – José Eustáquio Moreira Jordão (Uberlândia) e Dário Peixoto de Oliveira (Araguari).