Super banner

Confira os destaques da Reunião Ordinária da Camara Municipal desta terça

Confira os destaques da Reunião Ordinária da Camara Municipal desta terça

Na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada na tarde desta terça (5), os Vereadores receberam, em primeira mão, o convite do Seminário das Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), convidou todos os Parlamentares à realizarem suas inscrições no evento. O Encontro vai ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro, no Teatro Municipal e deve reunir cerca de 300 legisladores de 66 cidades, além de autoridades estaduais e nacionais.

 

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos lamentou mais um aumento no valor dos combustíveis que, segundo ele, rapidamente chega aos postos de Araxá. Luiz Carlos também comentou o início de mais uma operação tapa buracos que contemplará toda a cidade e deve ser finalizada antes do início do período de chuvas.

Luiz Carlos comentou tentará junto ao prefeito Aracely de Paula, viabilizar a contratação de caminhão-pipa para regar as praças da cidade, que estão com os jardins secos e acudir o pequeno produtor rural, que sofre com um período de 90 dias sem chuva. Ainda falando sobre os problemas sofridos pelo homem do campo, o vereador comentou a necessidade de se retomar as atividades da Delegacia Rural para minimizar os problemas da violência no campo.

Indicação – Retirou da tramitação o Projeto 092/2017, que cria o Programa de Teste de Orientação Vocacional para alunos das Escolas Públicas Municipais

Indicação – Ao Deputado Estadual Bosco, pedido para viabilizar junto ao Governo de MG para aumento do efetivo da Polícia Civil em Araxá.

Indicação – Fórum Comunitário para discutir com Conselhos Municipais e entidades afins sobre marco regulatório.

 

Bosco Júnior

O Vereador Bosco Júnior comentou que, no último sábado (02), ocorreu em Araxá a 1ª Caravana do Servas (Serviço Voluntário Assistencial) realizando o curso “Carinho de mãe”, para gestantes emsituação de vulnerabilidade social e apoiando o Encontro da Rede Cuidar, programa do Governo de aprimoramento da Rede Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social. A Ação é uma parceria do Deputado Bosco com a primeira Dama de Estado Carolina Pimentel. O objetivo da Caravana é levar para o interior as ações do Servas que antes, só ocorriam na capital.

Bosco Júnior também comentou o teste da iluminação do Parque do Cristo, reconhecendo o trabalho da Administração Municipal e destacando que a revitalização irá trazer desenvolvimento para o Turismo de Araxá.

Ainda comentando o tema “Iluminação Pública”, o Vereador alertou que postes foram instalados na Alameda Helena de Morais, porém a iluminação ainda não está funcionando. A CEMIG informou que, em um prazo de 60 dias, a iluminação será ligada. Bosco também cobrou a instalação de iluminação na praça do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que já foi solicitada por ele.

 

Vereador César Romero da Silva 

O Vereador Garrado relatou a situação de uma moradora do Bairro Pão de Açúcar 3 que saiu de sua casa e quando retornou, um invasor havia se apropriado de seu imóvel. Garrado lamentou o ocorrido e pediu providência das autoridades competentes.

O Parlamentar também afirmou a necessidade de se orientar a população rural com relação à instalação de fossas sépticas. Diversos agricultores estão recebendo multas sem antes receber informações sobre o assunto e sem ter consciência de que estão cometendo infrações.

Finalizando sua participação, o Vereador parabenizou o Padre Márcio André pela organização da cavalgada, ocorrida no último sábado (02), que saiu da hípica até a Paróquia Sagrada Família.

 

Fárley Pereira de Aquino

Abrindo sua fala, o Vereador Fárley comemorou o fato de as obras do Centro Social Urbano (CSU) e do Canil Municipal serem concluídas em breve.

Indicação – Que estude edificação de praça na área da denominada como Praça Marco Antônio Vale, na Rua Totonho Pereira.

Indicação – Estudo para operação tapa buracos ou recapeamento na Rua Ângela marques Torres e Rua Marechal Deodoro, no Centro.

Indicação – Redutor ou Faixa Elevada na Avenida Dâmaso Drummond, próximo ao número 1415.

Indicação – Limpeza do Calçadão da Presidente Olegário Maciel.

Indicação – À Cemig, que possa efetuar a troca de postes de iluminação instalados nas Ruas Imbiaçá e Abdanur Elias.

 

Edinho Souza

Indicação – Operação tapa buracos na Rua Wantuir Batista da Silva, na Vila João Ribeiro.

Indicação – Estudo para estender horário de atendimento das Unidades de Saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.

Moção de Congratulações – A Diretoria da Ampara, pela realização do evento Divina Decadência.

Moção de Congratulações – Aos produtores Edmar Gervásio e Junia Dettoni de Paiva, pela realização do evento Divina Decadência.

Moção de Congratulações – A Associação Moto Clube 100 Destino, pela realização do 16º 100 Destino Motofest, no Lago Norte do Barreiro.

 

Emílio de Paula Castilho

Finalizando o Grande Expediente, o Vereador Emílio aproveitou para anunciar uma Emenda

Parlamentar do Deputado Federal Mário Heringer (PDT) que destinou uma viatura para a Polícia Militar e uma para a Polícia Civil de Araxá.

O Vereador relatou uma visita ao Hospital dos Brinquedos São Francisco de Assis onde Dona Marlene Goulart informou que a instituição está precisando da ajuda da comunidade para bater a meta de entregar, no final do ano, 15 mil brinquedos para doação.

Emílio também comentou algumas ações do Executivo como o retorno das obras na Estrada da Antinha e a apresentação do novo Sistema de Iluminação do Parque do Cristo.

Finalizando sua participação, o Vereador também noticiou que o Executivo Municipal assinou termo de compromisso para viabilizar uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Max Neumann, o empreendimento está orçado em 1 milhão de reais.

Indicação – Que estude a possibilidade para remodelação da Praça localizada abaixo do antigo PSF, na Rua Rosa Cavalini, Bairro Salomão Drummond.

Indicação – Remodelação da Praça Maria Rita da Cruz, no Bairro Tiradentes.

Indicação – Que seja estudado convênio com Escolas de Técnico de Araxá, para a promoção de estágio remunerado ou não aos estudantes.

Indicação – Retira Projeto de lei 83/2017, que fala da inclusão da disciplina da História de Araxá na grade dos alunos do ensino fundamental e envia ao Poder Executivo pedido de providências para enviar projeto relacionado ao assunto à Câmara Municipal.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *