Super banner

Decreto proíbe atendimento presencial em bares e restaurantes de Araxá entre 19 de outubro e 2 de novembro

Decreto proíbe atendimento presencial em bares e restaurantes de Araxá entre 19 de outubro e 2 de novembro

Bares e restaurantes de Araxá não poderão realizar atendimento presencial entre os dias 19 de outubro e 2 de novembro, conforme decreto assinado pelo prefeito Aracely de Paula nesta sexta-feira (16). Esses estabelecimentos poderão funcionar por delivery ou atendimento de balcão.

A justificativa do Comitê de Enfrentamento é a marca de 70% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 que foi alcançada na terça-feira passada (13), diminuiu para 65% na quarta (14) e 60% na quinta(15), mas nesta sexta (16) voltou para 70% – 14 pacientes.

O decreto também revogou a liberação de festas e eventos com 1/3 da capacidade de espaço de cada estabelecimento, desde que tivesse limite máximo de 300 pessoas.

Proprietários de bares e restaurante e consumidores divulgaram descontentamentos e indagações em suas redes sociais em relação ao decreto.

Qualquer alteração pode ser feita, de acordo com os dados registrados pelo Boletim de Oficial do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá.

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde

“As medidas restritivas tomadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 relacionadas ao fechamento temporário de bares e restaurantes visam à proteção da saúde das famílias araxaenses.  Proteção à vida do cidadão.

O Comitê, mais uma vez, tomou uma decisão com base em orientações dos profissionais de saúde, com base em dados efetivos sobre o comportamento do vírus em nossa cidade, sua incidência e a curva de contágio.

Há duas semanas o Comitê se reuniu com o presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, empresário Mário Marques, informando a ele sobre relaxamento do setor com as medidas preventivas de combate ao Coronavírus. Na mesma reunião, o presidente garantiu a convocação de representantes dos setores para elaboração de um Plano de Contingência normatizando o funcionamento dos bares e restaurantes o qual, posteriormente, seria remetido ao Comitê.

Até a última reunião, em 14/10, não tínhamos recebido o Plano de Contingência. Além disso, considerando o aumento de ocupação nos leitos de UTI, atingido 70% da sua disponibilidade, afastamento de profissionais de saúde devido contaminação pelo vírus e a falta de profissionais no mercado para atender a demanda do sistema, o Comitê se viu obrigado tomar a medida de fechamento dos bares e restaurantes nos próximos 15 dias, prazo limite, podendo considerar a reabertura antes, caso a situação volte à normalidade.

A curva de contágio, em Araxá, está ascendente e somente o distanciamento social e as medidas de segurança (uso de máscara e higienização com álcool em gel) podem contribuir para redução do contágio coletivo.

Hoje, 16 de outubro, após publicação do Decreto Municipal, os responsáveis pela categoria entraram em contato a Secretaria de Saúde para informar que até segunda-feira, 26/10, apresentarão oficialmente o Plano de Contingência.

No mais, consideramos um absurdo e falta de respeito com o cidadão uma ação protetiva ser usada com finalidade eleitoreira.

Secretaria Municipal de Saúde

Comitê de Enfrentamento do COVID-19”

Confira o decreto

Decreto proíbe atendimento presencial em bares e restaurantes de Araxá entre 19 de outubro e 2 de novembro 1
Decreto proíbe atendimento presencial em bares e restaurantes de Araxá entre 19 de outubro e 2 de novembro 2

Fonte: Redação - Diário de Araxá

Notícias relacionadas

22 Comentários

  1. Claudio Santos

    Ônibus cheios, fila da Caixa econômica Km, políticos corruptos pegando na sua mão, grandes supermercados cheios, calçadão cheio, vão continuar na mesmisse.
    Realmente alguns bares abusando, esse abuso acontece pq a fiscalização é fraca.
    A maior aglomeração será dia 15 a onde somos obrigados a votar.
    15 dias com essas restrições não vai resolver essa pandemia mundial, se não houver conscientização.
    O certo era cancelar a eleição pra evitar a aglomeração, mais isso não vai acontecer pq tem muito interesse próprio envolvido.

    Responder
  2. Flavinha Rios
    Flavinha Rios

    Absurdo…cade os recursos pra populaçao …Decreto pra as Adaptacoes desses hospitais pra receber a populaçao e os das cidades vizinhas nao tem ne…Mas pra fuder com a populaçao pode…Pra ir votar pode Ahhhh q q isso gente acordaaaaa

    Responder
  3. Fabiano

    Será quem está propício a transmitir o vírus, o frequentador do bar que só vai ali e vai pra casa ou os candidatos a política que estão rodando o Araxá todo e pegando na mão das pessoas?

    Responder
  4. Fabiano

    Para quem não sabe e não vê,vai no refeitório da prefeitura,CBMM,Bem Brasil,Mosaic e outras mais aí sim vão ver o que é aglomeração.nos ônibus que estão levando a galera pro serviço.
    Dentro das empresas não tem como manter distância de seu parceiro de trabalho.isso ninguém fala nada.
    Sei o que estou falando daqui a pouco vem um pucha saco querendo defender a má administração que está sendo o comitê sobre covid.
    Concordo em paralisar mais tem que acertar é a cabeça pegando só na calda mata não.
    Os candidatos políticos podem ficar andando de casa em casa e nas ruas tendo contato direto com a população?

    Responder
  5. Dayse Nara

    Melhor deixar o povo morrer de COVID né, povo irresponsável esse de Araxá, esta assim de casos culpa do povo que não usa máscara em total desrespeito ao próximo . Povo não pode comer em casa? Pede delivery. Fico revoltada com o pouco caso desse povo de Araxá, estamos numa pandemia, com 2055 casos 30 mortos e 70% d UTI ocupada e gente reclamando. Tinha que ter é Lockdown aqui.

    Responder
  6. Rafael Nogueira
    Rafael Nogueira

    Tinha que fechar é tudo, Lockdown, até estabilizar esses casos, e fazer o que não estão fazendo, fiscalizar não só bares, más as festinhas em casas, ranchadas, e por aí.

    Responder
  7. Pedro Paulo
    Pedro Paulo

    O difícil é que só sobrou pra nois de Araxá pq mais da metade do pessoal que está nos leitos não e daqui e nas cidades deles não fecha nada nos que pagamos com isso. cadê essa fiscalização que não enxerga isso

    Responder
    1. Felipe Milagres
      Felipe Milagres

      Ivanilda De Oliveira Gomes falta de respeito é passar na porta de um bar lotado enquanto o Brasil ultrapassou 100mil mortes pelo COVID. Os números só crescem.
      Mudar o povo do comitê? Você quer a verdade ou ouvir o que te agrada?.
      Lamentável os empresários sofrerem com isso, mas eles próprios não seguem os protocolos.

      Responder
    2. Ivanilda De Oliveira Gomes
      Ivanilda De Oliveira Gomes

      Essa é minha opinião.
      Falta de respeito são as filas nos bancos supermercados farmácias lotéricas lá não tem vírus né.
      O pessoal dos supermercados farmácias lotéricas não pegam o coronavirus.
      Acorda cara.
      Fica esperto vamos ter que conviver com esse vírus chinês pro resto da nossas vidas.
      Você que é muito entendido sabe que esse vírus chinês já está circulando desde setembro de 2019???

      Responder
    3. Felipe Milagres
      Felipe Milagres

      Ivanilda De Oliveira Gomes entendida é você e pelo visto você não sabe priorizar as coisas. Supermercados, farmácias, bancos e lotéricas são serviços essenciais. Boteco não é essencial… pelo menos pra maioria das pessoas.

      O vírus está circulando e matando pessoas. Não acredita nos números levantados? busca outras fontes.

      Responder
    4. Ivanilda De Oliveira Gomes
      Ivanilda De Oliveira Gomes

      Não entendido é você.
      O povo não sossega estão fazendo de supermercados farmácias lotéricas de shopping.
      Não disse que o coronavirus não está matando.
      O que precisa é um comitê de combate ao Covid 19 mais atuante com fiscalização rigorosa.
      Você disse que os donos dos estabelecimentos comerciais não seguem os protocolos.
      Porque o comitê não cria um selo de qualidade??
      Minhas Fontes são seguras e confiáveis.
      Já as suas não sei de onde vêm ‼️

      Responder
    5. Denise Gonçalves
      Denise Gonçalves

      Ivanilda De Oliveira Gomes estabelecimentos de entretenimento precisam se organizar de modo diferente. Não é possível numa pandemia, mesa em calçada, música ao vivo, abraços, garçom sem luvas, uma porção de medidas simples que farão a diferença até o cidadão entender que deve guardar dinheiro pra coisa útil.
      Quando um cidadão adoece de Covid-19, é questionado se consegue indicar onde se contaminou. Entre os novos casos, é comum pessoas que frequentaram bares ou festas.
      É estatística.
      Supermercado as pessoas podem permanecer sem máscara, por acaso?
      Mas no buteco, é o jeito, né.
      Vai comer…
      Então imaginem ganhar dinheiro vendendo pra pessoa comer em casa. Refaçam cardápios, inovem.
      Por enquanto o consumidor do buteco está com dinheiro mas é por enquanto. Quando a fonte secar, buteco que terá clientes, é aquele de aguardente de poucos reais.
      É por que esse assunto me irrita?
      Porque o cidadão vai pro buteco, gasta o que tem, às vezes o que não tem, adoece e vai ocupar leito do SUS, pago por todos nós.
      Tratamento de saúde é caríssimo, não podemos quebrar o país com doença evitável!
      Isso é um descalabro!
      Não é só amor ao próximo, NÃO. É pensar no sustento de todos nós.

      Responder
    6. Felipe Milagres
      Felipe Milagres

      Denise Gonçalves pois é. Isso que o povo não entende. Brasil nunca se livrará desse vírus por causa de pessoas que pensam como essa senhora. Enfim, o fundo do poço é a próxima parada.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *