Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá – 16/10/2018

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá – 16/10/2018

A Câmara Municipal de Araxá realizou na tarde desta terça- feira (16), a terceira reunião ordinária de outubro. Todos os encontros do Legislativo estão ocorrendo no Teatro Municipal enquanto a sede da Casa de Leis passa por reformas.

O destaque foi a apreciação do Projeto de Resolução da Mesa Diretora nº 010/2018, que atualiza o Regimento Interno da Casa, e do Projeto de Resolução da Mesa Diretora nº 011/2018, que cria o Código de Ética Parlamentar. A intenção inicial era votar as matérias em Extraordinária que ocorreu na segunda-feira (15), mas a reunião foi suspensa por causa da queda de energia elétrica no Teatro Municipal e região. Por causa desse imprevisto, as matérias foram apreciadas durante a Ordem do dia da reunião ordinária.

A atualização do Regimento Interno foi aprovada por 12 votos a 0, com 14 emendas, e o Código de Ética foi aprovado por 14 votos a 0, com 5 emendas. Os textos completos estão disponíveis no site da Câmara de Araxá – www.araxa.mg.leg.br.

Durante o Grande Expediente, usaram a tribuna os vereadores Luiz Carlos Bittencourt (Podemos), Robson Magela (PRB), Bosco Júnior (Avante) e José Valdez da Silva – Ceará (PMB).

Luiz Carlos Bittencourt

O vereador Luiz Carlos voltou a pedir ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) a fiscalização da obra na rua Almeida Campos com a rua Capitão Izidro. Foram instalados tapumes bloqueando a calçada e obrigando os pedestres a transitarem no meio da rua. Alguns idosos já se acidentaram ao tropeçar em uma tela que foi colocada no local.

Luiz Carlos também cobrou uma resposta do Setor de Zoonoses a respeito da campanha, sugerida por ele, para controle e combate de escorpiões. Ele alertou que é nesta época do ano que esses animais peçonhentos são encontrados com maior frequência dentro das residências.

– Indicação – Que seja enviado ofício ao diretor da Mosaic Fertilizantes, Daniel Rajão, solicitando informações referentes às atividades da empresa em Araxá.

– Indicação – Estudo para construção de uma ponte no final da avenida Tonico do Alonso, no bairro Ana Pinto de Almeida.

– Indicação – Ao coordenador do DEER, Geraldo Abadia Ponciano, melhorias na confluência da AMG-0715, avenida Geraldo Porfírio Botelho, com a AMG-0705, a avenida José Ananias de Aguiar (Comboio).

– Moção de Congratulações – À Paroquia de Nossa Senhora Aparecida, pela realização da Festa em Louvor à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Robson Magela

O vereador Robson Magela abriu sua participação comentando sobre a operação tapa-buracos que está sendo realizada pela Prefeitura de Araxá em alguns pontos críticos da cidade. Ele lembrou que esse tipo de intervenção é apenas um paliativo, pois o que resolve de forma definitiva é o recapeamento. O vereador afirmou que ainda existem muitos buracos nas ruas, principalmente nos bairros. Ele fez um alerta para que os vereadores se unam para verificar a qualidade do asfalto usado nos recapeamentos, pois vias recuperadas já estão com rachaduras, exemplificando a avenida Getúlio Vargas, que em breve podem se transformar em buracos.

O Centro Educativo Louis Braille (Celb), entidade que busca a inserção dos deficientes visuais, paralisou suas atividades recentemente por falta de recursos financeiros. Robson afirmou que a entidade ainda não recebeu nenhuma parcela da verba do repasse aprovado pelo Legislativo em setembro do ano passado. Ele pediu urgência na transferência desses recursos para que a entidade retome suas atividades e volte a colaborar para melhoraria da qualidade de vida dos deficientes visuais.

– Indicação – Que a Cemig apresente as explicações sobre cobrança de taxa de iluminação pública na conta de energia elétrica de moradores do chacreamento Boa Vista, na região do Córrego do Sal, mesmo o local não tendo iluminação pública.

– Indicação – Instalação de bancos no ponto de ônibus localizado na avenida Antônio Carlos, no Centro, ao lado do Banco Itaú.

– Indicação – Ampliação do ponto de ônibus localizado na Praça Antônio Alves da Costa, ao lado do Terminal Rodoviário.

– Indicação – Recapeamento asfáltico em todas as ruas do bairro Santa Mônica.

Bosco Júnior

O vereador Bosco Júnior criticou o pouco caso da Administração Municipal para com os alunos das escolas conveniadas que estavam prestes a fechar, devido à demora para receber os repasses. A Associação dos Estudantes de Araxá (AEA) também passou por situação semelhante. Bosco Júnior lembrou que a entidade responsável pela viagem dos estudantes que se deslocam diariamente de Araxá para Uberaba demorou mais de quatro meses para receber o repasse.

O vereador também pediu providências com relação ao comércio ambulante no Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel. Ele apontou a necessidade de uma legislação para regulamentar esse tipo de comércio.

Bosco Júnior citou ainda o descaso para com os locais mais afastados da cidade, como, por exemplo, os bairros Villa Mayor, Boa Vista e Santa Maria. Ele ainda cobrou providências da Administração Municipal com o objetivo de somar esforços e reduzir o desemprego em Araxá.

Finalizando sua participação, Bosco foi mais um parlamentar que cobrou a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso público da prefeitura. Para ele, o Executivo precisa priorizar a nomeação dos aprovados em vez de contratar funcionários temporários.

Ceará

Último orador da tarde, o vereador Ceará expôs sua opinião em relação à construção de viadutos. Ele acredita que essas obras não deveriam ser prioridade para a Administração Municipal diante de tantos outros problemas mais urgentes que precisam ser solucionados.

O alto valor dos combustíveis em Araxá foi outra crítica apontada por Ceará. Ele lembrou que os preços baixaram recentemente nas refinarias, mas não foram repassados ao consumidor araxaense.

Os buracos espalhados pelas ruas da cidade também foram apontados na fala do vereador, que exibiu fotos e apresentou uma indicação contemplando cinco bairros da cidade.

– Indicação – Que seja executada a operação tapa-buracos nas ruas Lígia Valle Cardoso, no bairro Boa Vista; Gustavo Rodrigues da Cunha, bairro São Domingos; Girson dos Reis, bairro Guilhermina Vieira Chaer; Lázaro Resende, bairro Camuá; Antenor Afonso Júnior, na Villa Mayor.

Outras moções e indicações

– Moção de Pesar – Aos familiares de Alexandrino Ribeiro, que faleceu em 28 de setembro de 2018, apresentada pelo vereador José dos Reis de Paula – Zezinho (PT).

– Indicação – À empresa Vera Cruz Transporte, solicitação de estudo para o retorno da linha Pão de Açúcar / Vila Silvéria, conforme abaixo assinado feito por usuários, apresentada pelo vereador Jairinho Borges (PRP).

Projetos aprovados

– Projeto de Resolução 010/2018 – Estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal de Araxá, no Estado de Minas Gerais.

– Projeto de Resolução 011/2018 – Institui o Código de Ética da Câmara Municipal de Araxá.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x