Super banner

Engenharíadas começam no feriado de Corpus Christi em Araxá

Engenharíadas começam no feriado de Corpus Christi em Araxá

Engenharíadas começam no feriado de Corpus Christi em Araxá 1

Da Redação/Caio Aureliano – Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a cidade de Araxá recebe a 1ª edição das Engenharíadas, um evento que mistura esporte, lazer e entretenimento. Durante este período, mais de dois mil universitários estarão aqui na cidade disputando diversas modalidades esportivas. Durante o período da noite haverá shows com atrações como Bonde do Tigrão e Molejo no Expominas.

A empresa Euphoria, de Belo Horizonte, é responsável por organizar o evento que conta com o apoio da Prefeitura de Araxá. Os representantes da empresa da capital mineira estiveram na Câmara Municipal reunidos com o vereador Carlos Alberto Ferreira “Cachoeira” (PDT), líder do governo Jeová Moreira da Costa.

De acordo um dos organizadores do evento, Bernardo Lima, as Engenharíadas são uma disputa esportiva semelhante as Olimpíadas, mas que conta com a participação de universitários que cursam Engenharia em todo o estado. “O evento conta com a participação de 22 faculdades de todo o estado. Faculdades de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro foram convidadas. Vai reunir um público-alvo de seis a dez mil pessoas. Durante os quatro dias acontecem disputa de modalidades dentre esportes coletivos e individuais masculinos e femininos”, diz Lima.

As modalidades em disputa são futsal, handebol, basquete, vôlei, natação, atletismo, tênis e tênis de mesa (masculino e feminino) e ainda judô, jiu-jítsu, peteca e futebol de campo que acontecem a partir da próxima quinta-feira (30). “A programação esportiva é durante o dia, vamos usar seis espaços diferentes. À noite, a gente tem três festas oficiais onde o público da cidade interage mesmo com o evento, tem essa participação junto com os universitários. É um evento bem bacana”, considera um dos organizadores.

Bernardo explica que o evento é da Liga das Atléticas e cada universidade é representada por uma Associação das Atléticas. Exemplificando o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) não entra como o seu próprio nome, mas sim como Uniaraxá Atlética, a UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) como Liga das Engenharias UFMT, e assim sucessivamente, com os demais participantes.

O evento já foi realizado em outras cidades do interior do estado com outros cursos. Envolvendo a Engenharia é a primeira vez. De acordo com o líder do governo municipal na Câmara Municipal, Cachoeira, é um evento que traz para Araxá a cultura universitária. “É um momento de festa para essa juventude sadia de várias universidades brasileiras que vão vim para interagir com todos de Araxá. São eventos esportivos durante o dia, Arena com Open Bar durante o dia de frente ao Fausto Alvim e shows a noite no Expominas”, ressalta o vereador.

“Esse evento foi viabilizado devido amizade que nós temos com alguns reitores de universidades do Brasil e através de conhecimento de professores universitários. Nós trouxemos esse evento para cá, que vai ficar no calendário, tenho certeza que vai ser talvez o maior evento no que se refere ao número de participantes na área de educação. Estamos trabalhando para trazer para cá as Olímpiadas dos cursos de Direito e Medicina”, esclarece o vereador.

Mais informações sobre as Engenharíadas acesse: www.engenhariadasmineiro.com.br

 

Notícias relacionadas