Super banner

Iprema retoma validação de Prova de Vida de forma presencial

Iprema retoma validação de Prova de Vida de forma presencial

O Instituto de Previdência Municipal de Araxá (Iprema) retomou a realização da Prova de Vida e atualização de cadastros de forma presencial junto aos aposentados e pensionistas do instituto. A ação estava suspensa como medida preventiva e temporária para evitar a transmissão da Covid-19. Os beneficiários agora realizam o procedimento no mês de seu próprio aniversário, atualizando os dados cadastrais e assegurando a continuidade do recebimento de seu provento.

Em Araxá, cerca de 970 pessoas devem realizar a atualização cadastral, que será feita até abril de 2024. O objetivo é assegurar mais qualidade nos dados cadastrais, evitar fraudes, corrigir distorções e garantir o acompanhamento dos beneficiários por meio de informações reais.

A Prova de Vida é também uma das exigências do Ministério da Previdência Social para o funcionamento de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), como é o caso do Iprema.

Para quem mora em outra cidade é possível realizar o processo em cartório, por documento público oficial, remetido ao Iprema, constituir uma pessoa como seu procurador mediante instrumento público para representá-lo presencialmente ou acessar o site oficial do Governo Federal ( www.gov.br ) e proceder, via reconhecimento facial ou cruzamento de dados pessoais com instituições financeiras, a validação da prova de vida.

O superintendente do Iprema, Rogério Farah, explica que o processo serve para comprovar o direito de aposentados e pensionistas ao contínuo recebimento dos seus benefícios previdenciários, impedindo que, em caso de falecimento dos titulares, outras pessoas indevidamente façam uso desses recursos financeiros.

“Estamos entrando em contato com os beneficiários via correspondência para agendar data e horário do procedimento presencial. Se houver um contato imediato o processo de atualização é muito mais rápido e ágil. É importante destacar que quem não realizar esse recadastramento e Prova de Vida poderá ter seu benefício suspenso, até que sejamos procurados”, reitera.

Para mais informações e orientações, o contato do Iprema é (34) 3662-5435 ou (34) 9.9972-7982 (WhatsApp).

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *