Super banner
Super banner

Minas recebe 10 mil inscrições para editais emergenciais da Lei Aldir Blanc

Minas recebe 10 mil inscrições para editais emergenciais da Lei Aldir Blanc

Os processos seletivos da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais já receberam 9.993 inscrições. O número de interessados superou as 5.597 vagas disponibilizadas nos editais de seleção de propostas e premiações operacionalizados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, destinou R$ 119,5 milhões em recursos ao setor da Cultura para enfrentamento à pandemia de covid-19. 

O montante está sendo destinado a diversas ações, que incluem a elaboração de editais emergenciais – com diferentes segmentos contemplados, entre eles música, dança, circo, teatro, performance, fotografia, literatura, culturas populares e tradicionais, artes visuais e digitais, pesquisas artístico-culturais, audiovisual, cultura alimentar e gastronomia, produção cultural, mostras e festivais, pontos de cultura, museus, centros de memória e bibliotecas comunitárias, arte urbana, história em quadrinhos, coletivos e espaços culturais.

“O elevado número de inscritos reflete o trabalho conjunto e coordenado para fazer os recursos chegarem a quem precisa, contemplando áreas diversificadas na cadeia produtiva da cultura”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Os editais emergenciais foram elaborados de forma colaborativa, com trabalho técnico de todo o Sistema de Cultura do Estado, formado pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC – Rede Minas e Rádio Inconfidência), Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Editais abertos

Editais na modalidade credenciamento de propostas seguem com inscrições abertas até o início de dezembro. São eles: Edital nº 02/2020 (credenciamento de Pontos de Cultura – Pessoa Jurídica), Edital nº 03/2020 (credenciamento de Pontos de Cultura – Pessoa Física), Edital nº 05/2020 (credenciamento de Artesãos), Edital nº 06/2020 (credenciamento de Circo Itinerante), da Secult; e Edital nº 27/2020 (credenciamento de Culturas Populares e Tradicionais), do Iepha-MG.

Juntos, eles representam um montante de cerca de R$ 62,8 milhões em recursos.

Confira os editais completos, documentos e formulários de inscrição em: http://www.secult.mg.gov.br/documentos/editais-lei-aldir-blanc

Fonte: Agência Minas

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x