Super banner

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Com foco na segurança de funcionários e comunidades onde atua, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, dá continuidade às ações preventivas para situações de emergência no entorno das barragens de suas operações.

Em Araxá, o simulado será realizado será em 25 de abril, às 14h, em parceria com a Defesa Civil. As comunidades do Córrego Capivara, Chacreamento Encontro das Águas e Condomínio Morada do Sol deverão participar do treinamento.

O objetivo do simulado é auxiliar no fortalecimento de uma cultura de resiliência e prevenção, além de testar os recursos, rotas de fuga e pontos de encontro na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens da Mosaic Fertilizantes, bem como o tempo de resposta da população presente nesta área.

Após o acionamento das sirenes, os moradores próximos à ZAS deverão se dirigir ao Ponto de Encontro definido, onde equipes da empresa e Defesa Civil aguardarão para fornecer orientações adicionais. O tempo do percurso será avaliado, e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local.

A concentração para o simulado será feita no Posto de Comando do simulado, montado na sala de treinamento da empresa na cidade. Na ocasião, todos os presentes receberão as instruções necessárias para que o treinamento ocorra com total segurança.

Em 27 de abril, às 14h30, será realizado um teste de Sirene na região do Barreiro, em que serão feitos acionamentos pontuais das sirenes instaladas no local, somente com o barulho das cornetas e mensagens de voz.

O simulado de segurança segue o Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) e foi previamente alinhado com Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais instituições do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

A Mosaic Fertilizantes reforça que não há qualquer risco iminente e que todas as suas barragens encontram-se em conformidade. Ambas as ações são preventivas e visam garantir a segurança da população em caso de emergência, portanto, os moradores das demais comunidades não precisam tomar qualquer providência adicional.

Complexo Mineroquímico de Araxá

O Complexo Mineroquímico de Araxá desenvolve processos de mineração e beneficiamento de minério, produzindo concentrado apatítico e ácido sulfúrico, que são utilizados para produção de fertilizantes de baixa concentração. O ácido sulfúrico, além de consumido na produção é também comercializado, assim como o ácido fluossilícico, coproduto gerado no processo produtivo. A unidade também recebe, via expedição férrea, minério fosfatado da Mina do Complexo de Mineração de Patrocínio (MG), onde o insumo é beneficiado para produção de fertilizantes. Além de ser uma das unidades estratégicas para o negócio da companhia no Brasil, mantém um Centro de Educação Ambiental, que promove visitas, palestras e oficinas com a capacitação de estudantes, professores e pessoas da comunidade visando desenvolver atividades educativas e culturais para estimular a percepção sobre as questões ambientais.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *