Super banner

Prefeitura conclui vistoria em vans escolares urbanas

A Prefeitura de Araxá realizou durante esta semana vistoria das 16 vans escolares urbanas permissionárias na cidade. Os 48 veículos que fazem o transporte de alunos na zona rural já foram verificados anteriormente. O Código de Trânsito Brasileiro exige que a vistoria seja feita de seis em seis meses.

Os equipamentos obrigatórios que cada veículo deve ter são os pára-choques dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores, limpadores de pára-brisa, pala interna de proteção contra o sol, faroletes e faróis dianteiros, lanternas traseiras e luz de freio, velocímetro, buzina, triângulo de emergência, extintor de incêndio, silenciador de ruídos de explosão do motor, freios de estacionamento e de pé com os comandos independentes, luz para sinal de “pare”, iluminação da placa traseira, indicadores luminosos de mudança de direção à frente e atrás, cintos de segurança instalado para todos os passageiros e motoristas e pneus que ofereçam condições de segurança.

Além disso, são verificados suspensão, funcionamento do motor, transmissão e os estados da lataria, estofado, vidros e portas. De acordo com o supervisor mecânico, José Gaspar Leopoldino, nos veículos aprovados recebem no pára-brisa dianteiro um selo de permissão para o transporte. Os condutores das vans irregulares têm entre dois e três dias para solucionar os problemas detectados. “Os equipamentos que mais demandam manutenção são a suspensão, os pneus, a direção e os cintos de segurança”, afirma José Gaspar.

Licitação

A prefeitura abriu licitação de liberação de mais quatro permissões de vans escolares urbanas. Os interessados podem retirar o edital no Departamento de Licitação. O resultado será divulgado no próximo dia 29.

Notícias relacionadas