Prefeitura promove ação educativa sobre prevenção de acidentes do trabalho

Prefeitura promove ação educativa sobre prevenção de acidentes do trabalho

Chamar a atenção da sociedade para adoção de uma cultura de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Esse foi o objetivo da ação educativa promovida nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Araxá. As atividades foram realizadas na Praça Governador Valadares e o Pit Stop da Saúde do Trabalhador teve distribuição de folders educativos, alongamentos, aferição de pressão arterial e orientações para a população.

A Coordenadora do Cerest, Flávia Aparecida Freire de Almeida, explica que o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, é celebrado em 28 de abril. Informa que em 2018, foram realizadas em Araxá, 227 notificações de agravos/doenças relacionadas ao trabalho, sendo 107 acidentes de trabalho graves, 02 fatais, 02 dermatoses ocupacionais, 56 Lesões por Esforços Repetitivos/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT), 03 intoxicações exógenas, 54 acidentes com exposição à material biológico e 01 transtorno mental relacionado ao trabalho. Os dados de trabalhadores formais e informais são da Vigilância Epidemiológica.

Flávia acredita que o número de notificações poderia ser maior se não fosse desconhecimento e a resistência dos profissionais em notificar os agravos, o que dificulta traçar um perfil de adoecimento e causas de óbito dos trabalhadores. “As notificações são importantes para que possamos entender melhor as causas de acidentes e das doenças, para traçar políticas de prevenção que atendam às necessidades dos trabalhadores”, ressaltou.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *