Super banner
Super banner
Super banner

Prefeitura realiza ações de educação no trânsito para alunos de Araxá

Prefeitura realiza ações de educação no trânsito para alunos de Araxá

Durante todo ano, a Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, investe na educação no trânsito para crianças e adolescentes da cidade, seja estudantes da rede municipal, estadual ou particular de ensino. Cerca de 3 mil crianças e adolescentes de 2 a 18 anos já passaram pelos ensinamentos da Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran). Recentemente, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), Maria das Dôres Faria da Fonseca foi um dos contemplados com o projeto no ginásio do Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo (antigo CSU), que fica anexo a instituição de ensino.

A equipe da Asttran representada pela educadora de trânsito, Aline Cândido, sempre acompanhada por guardas patrimoniais, levou aos estudantes uma pista similar de tráfego de veículos e explicou o que pode ou não pode fazer o pedestre e o motorista. As crianças recepcionaram a equipe com fantasias alusivas a automóveis e deixaram o momento muito mais divertido. Entre os alunos, tinha o Gabriel Spinelli, de 4 anos, que revelou um sonho. “Quero ser um agente de trânsito para ajudar a cuidar das pessoas”.

Mãe de Lavínia, de 4 anos, Letícia Cristina Monteiro, classifica o trabalho como muito bom para as crianças. “Incentiva eles a serem cidadãos melhores e passem a orientar os pais na direção. É importante que a Prefeitura olhe pela segurança da nossa cidade”. Para a professora e supervisora pedagógica do Cemei, Keila Barbosa Petronilho, o trânsito faz parte da vida cotidiana da criança. “Quando a equipe da Asttran vem na escola, eles se sentem importantes e verdadeiros cidadãos participantes do trânsito”.

De acordo com a educadora da Asttran, Aline Cândido, o projeto de educação infantil quer mostrar que a segurança no trânsito começa desde os primeiros anos de vida. “Trazemos para finalizar a atividade, a viatura da guarda patrimonial ou da fiscalização de trânsito para as crianças. A gente aproveita também para fazer o Dia do Abraço que é quando nós abraçamos as crianças e mostramos com carinho e afeto que elas não precisam ter medo do agente de trânsito. Seguimos um cronograma para atender todas as escolas da nossa cidade, conforme a nossa agenda e sempre é intensificado nas semanas municipal e nacional de trânsito”, concluiu.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *