Super banner

Presidente da Fecomércio se reúne com empreendedores de Araxá

Presidente da Fecomércio se reúne com empreendedores de Araxá

Da Redação/Jorge Mourão – Os representantes do comércio varejista e empreendedores de Araxá receberam a visita do presidente da Federação do Comércios de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio) – que abrange o Sesc e o Senac – e presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas), Lázaro Luiz Gonzaga, na manhã desta terça-feira (5).

Lázaro se reuniu com a classe na Associação Comercial e Industrial (Acia) e depois conheceu as instalações do banco CredComércio/Unicred, acompanhado pelos empreendedores Emílio Neumann e José Donaldo Bittencourt Júnior.

Durante o encontro, o recém-presidente da Fecomércio destacou que a sua principal proposta é integrar e interiorizar as ações da entidade junto à base, representada pelos sindicatos, no caso de Araxá, o Sindicato do Comércio Varejista.

“Vamos aumentar a nossa atuação. O Estado é muito grande, hoje estamos na metade dos municípios e prentendemos estar presentes nos 853 muncípios. Em relação à Araxá, temos diversos projetos, principalmente na área de turismo que tem uma vocação natural na cidade, mas ações muitos abrangentes, capacitação da mão de obra que hoje é um processo crítico no país todo”, afirma Lázaro.

“Temos os empresários e os políticos que há anos e anos estão construindo esse processo que chegamos, e a função nossa é dar a máxima importância à capacitação da mão de obra que é feita pelo Senac e dispõe de uma grade de 250 cursos”, acrescenta.

Já em relação ao Sebrae Minas, o presidente destacou ações na área do turismo, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, além da gestão abrangendo a indústria, o comércio e a agricultura.

“Estamos muito empenhados e investindo na preparação para a Copa do Mundo, ações conjuntas do Sistema S com os órgãos governamentais, é um evento extremamente importante, logo depois vem as Olimpíadas de 2016. São eventos que promovem muito o desenvolvimento econômico, uma movimentação de recursos, exigem pessoas preparadas, tanto antes quanto durante o acontecimento, e depois muitos anos esses eventos têm os benefícios dessa movimentação, queremos aproveitar todo esse potencial.

Já em relação a Araxá quando o assunto é Copa do Mundo e Olimpíadas, Lázaro é categórico: “É uma parte de gestão que conheço pouco, mas o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade é extremamento significativo dado o tamanho da população e o tamanho da receita; é um critério de escolha. Vamos torcer, porque não?. Sou daqui da região, de Coromandel, e minha família chegou à região através de Araxá.”

Anseios e aumento de abrangência

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá, Emílio Neumann, destaca a nova gestão da Fecomércio presidida por Lázaro Luiz Gonzaga vem com uma nova mentalidade, principalmente quando o assunto é apoio aos municípios do interior.

“Foi um prazer muito grande receber o nosso presidente da federação, exatamente vindo a ouvir todas as nossas reivindicações, os nossos anseios, para que possamos trazer juntos projetos para o benefício de Araxá. Pela primeira vez, praticamente, tivemos a visita de um presidente da Fecomércio. Teremos e colheremos bons frutos com essa nova visão porque além de presidente da federação ele é presidente do Sebrae. Exatamente em função disso, o Sistema S vai nos ajudar a alavancar os nossos anseios”, destaca.

Dentre as reinvidicações da classe, Emílio afirma que estão o apoio total e incondicional a tudo que for necessitado. “Agora com essa nova visão empreendedora teremos, inclusive, missões, visitas a outras regiões para que possamos colher esses frutos, inclusive com uma visão muito grande com a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. Temos projetos para que isso aconteça não só pelos eventos, mas pós-eventos.”

Outra novidade apresentada pela Fecomércio é a nova certidão do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá, que agora passa a abranger a prestação de serviços e turismo.

“O sindicato recebe essa nova certidão, um prêmio, para que possamos agora abrigar em nosso quadro todos os prestadores de serviços e todo o pessoal que trabalha com o turismo”, destaca Emílio.

Notícias relacionadas