Super banner
Super banner

Presidente da Federaminas avalia resultados do Big Show NRF 2015

Presidente da Federaminas avalia resultados do Big Show NRF 2015

Presidente da Federaminas avalia resultados do Big Show NRF 2015 1

“Através do projeto da Federaminas de internacionalização das micro e pequenas empresas mineiras, os empresários do setor de comércio tiveram nova oportunidade de expandir seus conhecimentos com o que há de mais inovador no mercado de varejo mundial.” A afirmação é do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Emílio Parolini, ao avaliar os resultados da missão da entidade ao Big Show NRF 2015 – a convenção da National Retail Federation, em Nova York (EUA) – com extensão ao Panamá, realizada no período de 9 a 18 de janeiro.

O líder classista destaca as vantagens da participação das empresas mineiras na convenção da NRF, afirmando que no evento os empresários tomam conhecimento de tendências e novidades para o varejo mundial, o que contribui para manter os seus negócios alinhados com o que há de mais avançado em termos de comercialização e gerenciamento.

Constituída de dezenas de empresários de quase 10 cidades do Estado, a comitiva de Minas participou de palestras, apresentação de tecnologias e visitas técnicas a empresas em sua participação no Big Show NRF 2015, que teve como foco principal a inovação nos canais de comunicação com o consumidor. “O varejo se modernizou e utiliza as mídias online para atender às necessidades cada vez mais imediatas dos clientes, e o celular é uma das ferramentas usadas pelos consumidores”, observa Renato de Castro, diretor executivo da Baumann Travel  – consultoria parceira da Federaminas no projeto de internacionalização de MPEs  e coordenador técnico da missão.

Em visitas guiadas pela feira, os participantes tiveram oportunidade de conhecer tecnologias especialmente desenvolvidas para atender a essa alta demanda de informação, criando experiências virtuais para impulsionar as vendas. “Além de auxiliar o cliente de forma eficaz e rápida, as novas tecnologias proporcionam a gestão de estoques e controle de mercadorias, como foi apresentado em estande da Tagsys RFID, empresa líder no setor”, acrescenta Castro.

O consultor empresarial Valmir Rodrigues da Silva, de Alfenas, que integrou a delegação da Federaminas, diz que através do evento pôde conhecer um novo conceito de satisfação do cliente. “Mais do que tratá-lo bem, satisfazer o cliente é fazer com que ele saiba exatamente o que está comprando, além de prestar-lhe o máximo de informações sobre o ambiente onde se encontra”, explica

Conforme o empresário Carlito Arruda, de Taiobeiras, também participante da missão, a NRF 2015 permitiu-lhe conhecer as tendências do comércio e como o mercado se comporta diante de inovações tecnológicas, o que o varejo vive hoje, sobretudo como o cliente tem a percepção do mundo e como ele quer ser tratado.

Na visita ao Panamá, a comitiva da Federaminas esteve na Zona Franca de Colon, a segunda maior área de livre comércio do mundo, localizada na entrada do Canal do Panamá.

Notícias relacionadas