Super banner
Super banner

Procon destaca deveres durante o Dia Mundial do Consumidor

Procon destaca deveres durante o Dia Mundial do Consumidor

Rua Presidente Olegário Maciel - Editoria de Arte/Diário de Araxá

Da Redação/Isabella Lima – O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá realiza, em média, 80 atendimentos diários. Por mês, são cerca de 1,5 mil reclamações. De acordo com Neida Reis, supervisora da instituição, o índice de resolução chega a 90%, com prazo de até cinco dias.

Em Araxá, o maior número de reclamações vem dos produtos com defeitos, seguido pelas operadoras telefônicas e, em terceiro, as agências bancárias.

Desde 1991, com a criação do Código de Defesa do Consumidor, foram incontáveis as mudanças do comércio nacional para se adaptar às novas regras. Mas Neida reforça que, embora os consumidores estejam conscientes de seus direitos, muitos deixam de exercer deveres que prejudicam o atendimento do Procon.

“O consumidor hoje está mais consciente de seus direitos, falta ainda lembrar que também tem dever. Se deixar um aparelho na assistência técnica tem que pegar a ordem de serviço, por exemplo. O consumidor peca muitas vezes por não pedir a nota fiscal, não ler o manual.”

Neida ressalta que para procurar atendimento no Procon é preciso levar todos os documentos referentes à reclamação e que o atendimento para terceiros só é permitido mediante procuração.

O Procon de Araxá atende na rua Presidente Olegário Maciel, 284, Sala 1, Centro. O telefone é 3662-2444.

Notícias relacionadas