Super banner
Super banner

Programa Casa do Pequeno Jardineiro recebe a visita dos vereadores de Indianópolis

Programa Casa do Pequeno Jardineiro recebe a visita dos vereadores de Indianópolis

A equipe do Programa Casa do Pequeno Jardineiro, coordenado pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, recebeu a visita de uma comitiva da cidade de Indianópolis na manhã de sábado, 4. Os vereadores Amadeu Cardoso dos Santos (PTdoB), Clodoaldo José Borges (PR) e Welbermar Alves Xavier (PR) e o assessor parlamentar Weverton Henrique Souza da Silva conheceram as dependências que abrigam as atividades do projeto.

A Casa do Pequeno Jardineiro é um projeto socioambiental que trabalha a Educação Ambiental focada na inclusão de adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 14 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social ou pessoal, que desenvolvem técnicas de manejo do solo e plantio, conservação de jardins e paisagismo. O projeto oferece aporte de psicólogo, assistente social, supervisores, educadores ambientais e o apoio de estagiários dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), para a realização dessas atividades.

Durante a visita acompanhada pela supervisora pedagógica Edna Resende Campos e pelo coordenador da Área Técnica e assistente social Moíses Cunha, eles puderam caminhar e conhecer todo o espaço. Viram de perto os locais onde são desenvolvidas mudas de plantas ornamentais e medicinais, árvores frutíferas e típicas do cerrado, além da área destinada as hortaliças.

De acordo com o vereador Welbermar Alves Xavier (PR), que organizou a vinda de comitiva de Indianópolis para Araxá, ele ficou bastante admirado e orgulhoso com o que presenciou. “Quando tive a notícia desse projeto, eu não pensei nessa intensidade, pensei até que seria uma coisa mais simples, mas estou maravilhado com tudo que é feito aqui. Conversei com a Edna que deu uma explanação do projeto e não sabia da sua amplitude. Vou apresentar o que foi mostrado lá na Câmara de Indianópolis”, diz o vereador.

A supervisora pedagógica do Programa Casa do Pequeno Jardineiro, Daniela Carvalho Marchiori, afirma que o projeto é muito mais que uma iniciativa focada na educação ambiental. “Os eixos do programa é de acolher esses adolescentes, tirar eles das ruas que oferece muita coisa que não deve e ensinar tudo voltado para o meio-ambiente e, principalmente, dá ênfase a jardinagem. Eles saem daqui com o diploma, em condições de trabalhar em qualquer jardim da cidade e ganhar a própria renda quando são formados pelo programa”, comenta a supervisora pedagógica.

A diretora pedagógica Edna Resende Campos conclui que a visita de comitiva de Indianópolis mostra que o programa está no caminho certo. “É o reconhecimento da grandiosidade desse trabalho com os adolescentes de maneira social, inclusiva e preventiva. Nós temos visitas agendadas com cidades mineiras e a gente tem o maior orgulho de receber todos porque é um trabalho muito importante para a nossa cidade”, destaca a diretoria pedagógica.

No decorrer da visita também foi mostrada uma conquista que orgulha todos do Programa Casa do Pequeno Jardineiro. No ano passado, o projeto participou do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal instituído pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em nível de Estado.

Em março deste ano, está prevista a formação de nova turma do Programa Casa do Pequeno Jardineiro em Araxá. Com o total apoio da vice-prefeita Lidia Jordão, secretária de Ação e Promoção Social, a Casa do Pequeno Jardineiro terá a abertura de um número maior de vagas.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x