Super banner
Super banner

Projeto Belo Banho da Prefeitura de Araxá vai reformar banheiros de idosos em situação de vulnerabilidade social

Projeto Belo Banho da Prefeitura de Araxá vai reformar banheiros de idosos em situação de vulnerabilidade social

Aproximadamente 75% das lesões em idosos acontecem nas suas próprias casas, em quedas que poderiam ser evitadas em ambientes mais seguros. Visando a melhoria da qualidade de vida desta população, a Prefeitura de Araxá vai reformar banheiros de idosos em situação de vulnerabilidade social através do projeto Belo Banho.

O benefício é voltado para a população mais carente, a partir de 60 anos e entre os critérios o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico, ter renda per capta de até um salário mínimo (não ultrapassando o limite de dois salários mínimos por família) e o imóvel onde será feita a intervenção deve estar no nome do idoso beneficiado e ser de moradia do mesmo.

Segundo a secretária municipal de Ação Social, Cristiane Pereira, muitas famílias sem condições financeiras abrem mão de realizar uma pequena reforma ou uma mínima manutenção na casa para sustentar a alimentação e gastos básicos de toda a família.

“O problema se agrava quando há pessoas idosas morando na casa, cuja mobilidade é mais restrita e acaba tendo que enfrentar verdadeiras armadilhas dentro da própria residência. Exemplo disso são as infiltrações, pisos escorregadios ou danificados, instalações elétricas e/ou hidráulicas à mostra e peças de acabamento soltas.”

O projeto, de iniciativa do Setor de Habitação da Secretaria Municipal de Ação Social e aprovado via conselho, vai reformar todo o cômodo e equipar com a instalação de barras de apoio, pisos antiaderente e tudo mais que for preciso de acordo com as normas para um banheiro com acessibilidade. A coordenadora do setor, Alessandra Silva, informa que o projeto vai contemplar até 50 famílias.

“O cadastro está sendo realizado na Secretaria de Ação Social até o dia 30 de janeiro. Para serem beneficiadas, é só ir na secretaria portando a documentação para realizar o cadastro”, informa Alessandra.

Os documentos exigidos são: RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); CPF do solicitante; Folha Resumo do CadÚnico Atualizado (Cadastro Único para Projetos Sociais do Governo Federal); comprovante de renda de todos da família e documentos do imóvel a ser reformado.

No dia 10 de fevereiro será realizado o sorteio de 50 pessoas. O benefício será referendado por uma assistente social e um engenheiro que farão uma visita ao imóvel para comprovar as informações prestadas no cadastro, bem como avaliar a estrutura do cômodo que será reformado.

O valor estimado para o projeto Belo Banho é de R$ 550.000,00, recurso oriundo do Fundo Municipal do Idoso. A Prefeitura de Araxá entra com a contrapartida do fornecimento da equipe técnica e gestão do projeto.

Local de cadastro

Secretaria Municipal de Ação Social – Av. Getúlio Vargas, 205, Centro.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x