
Araxá volta a ser palco de adrenalina, aventura e cenários deslumbrantes com a realização da 7ª edição do Rally Minas Brasil. O evento acontece de 13 a 17 de maio e mais uma vez terá como base o estacionamento do Grande Hotel, um dos cartões-postais da cidade.
Mais que uma competição de alto nível técnico, o Rally Minas Brasil se destaca pelas belezas naturais do percurso, que neste ano soma cerca de 800 km e passa por montanhas e paisagens impressionantes dos municípios de Pratinha, Tapira, Sacramento e Ibiá. Segundo o diretor geral do evento, Fernando Bentivoglio, essa será “a edição mais bonita do Rally Minas Brasil”. Ele destaca a variedade de tons de verde ao longo do roteiro e o espetáculo proporcionado pelo pôr do sol nas montanhas da região.
Percurso técnico e exigente
A competição integra o Campeonato Brasileiro de Rally Raid, sob chancela da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). O roteiro contará com três dias de trechos cronometrados distintos e desafiadores, que exigirão ao máximo a resistência de motores, suspensões e sistemas de freios.
“Teremos de tudo: pedras, trial, subidas e descidas de serra, setores sinuosos e variações de terreno entre chão batido e areia”, explica Bentivoglio. Ele ressalta ainda que, apesar de existirem zonas de radar para descanso dos competidores, o ritmo será intenso do início ao fim, sem retas longas nem respiros estratégicos na planilha de navegação.
Programação oficial
As equipes começam a chegar a Araxá na segunda-feira (12), com a abertura do Parque de Apoio. A secretaria de prova abre oficialmente na terça-feira (13), às 9h30, no Grande Hotel. O dia será dedicado a vistorias técnicas e briefings com equipes e imprensa.
Na quarta-feira (14), os competidores testam seus veículos no Shakedown pela manhã, e à tarde disputam o Prólogo, que define a ordem de largada para a primeira Especial. A largada oficial ocorre na quinta-feira (15), com a Especial Tapira-Desemboque, de 180 km cronometrados.
Na sexta-feira (16), o desafio continua com a Especial Pratinha (168 km), e a prova se encerra no sábado (17), com os 169 km da Especial Horizonte Perdido. A cerimônia de premiação dos campeões de cada categoria está marcada para as 17h.
Ainda dá tempo de participar
As inscrições continuam abertas no site www.rallymakers.com.br, com categorias para Motos, UTVs e Carros. O público poderá visitar o Parque de Apoio e acompanhar parte da movimentação dos bastidores do evento, que já se tornou referência no calendário nacional do esporte off-road.
Programação – 7º Rally Minas Brasil
12 de maio
12h – Abertura do Parque de Apoio
13 de maio
9h30 – Abertura da secretaria de prova
10h – Início da entrega do Stella
13h – Início das vistorias técnicas (CBM e CBA)
18h – Encerramento das vistorias
19h – Briefing técnico
20h – Briefing imprensa e entrega de material
14 de maio
8h – Vistoria CBM
9h20 até 12h – Shakedown (Motos, UTVs e Carros)
13h30 – Prólogo Motos
14h – Prólogo UTVs e Carros
18h – Briefing Apoios
19h – Briefing Competidores
20h – Largada Promocional
15 de maio
8h – Largada Especial Tapira-Desemboque
19h – Atendimento aos competidores
16 de maio
8h – Largada Especial Pratinha
19h – Atendimento aos competidores
17 de maio
8h – Largada Especial Horizonte Perdido
17h – Cerimônia de Premiação