Super banner

Raphael Rios recebe resposta positiva sobre fornecimento de dietas especiais a pacientes do SUS

Raphael Rios recebe resposta positiva sobre fornecimento de dietas especiais a pacientes do SUS

Vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento na tribuna, nesta terça-feira (23), comentando esclarecimento sobre o fornecimento de dietas especiais aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araxá, demanda esta apresentada recentemente por meio de indicação.

Ofício de resposta encaminhado pela secretária de Saúde, Diane Dutra, informa que foi criado um protocolo para normatizar o fornecimento dessas dietas e atender todas as demandas, uma vez que há necessidade de licitação para aquisição das mesmas, pois cada dia chega um pedido diferente.

A secretária acrescenta que todo paciente deverá passar por atendimento de um pediatra da rede para validar sua necessidade e adequar a padronização existente.

Em relação aos pacientes que já recebem as dietas, eles serão encaminhados para reavaliação e, segundo a secretária, já foi providenciada a compra de todos os insumos necessários para regularizar o fornecimento dos leites e dietas. A previsão de entrega e reposição do estoque é para esta semana, já que alguns casos ainda há espera por parte de fornecedores.

Raphael Rios espera que esse planejamento seja seguido rigorosamente, com o objetivo de não comprometer o fornecimento de dietas especiais.

Atualmente, são 32 famílias que necessitam de dietas especiais, com custo mensal de R$ 45 mil.

“Recebemos reclamação de diversas mães sobre a falta dessas dietas especiais na rede de saúde. Conforme nos foi relatado pela secretária Diane Dutra, essa normatização do fornecimento vai ser imprescindível para atender com pontualidade os pacientes, inclusive é objeto de cumprimento de ordem judicial. Vamos continuar acompanhando essa situação e esperamos que esse planejamento informado seja bem sucedido. Agradecemos à secretária pela resposta”, relatou Raphael.

Resposta deputado Mário Heringer

Raphael também destacou resposta do deputado federal Mário Heringer a requerimento de sua autoria, assinado por todos os vereadores, sobre a atual tramitação da verba de R$ 45 milhões do Governo Federal para obras de mobilidade urbana, conforme convênio assinado pelo Município no final de 2018.

De acordo com ofício encaminhado pelo deputado, a Prefeitura de Araxá precisa regularizar inadimplência junto ao Ministério do Trabalho e também apresentar projetos de engenharia civil para a liberação do recurso.

“É uma verba muito necessária para a nossa cidade, que está com a sua malha asfáltica bastante comprometida e necessita de recapeamento em diversos pontos. Vamos continuar acompanhado essa situação.”, relatou Raphael.

Biblioteca Pública Municipal

Raphael Rios destacou também na sua pauta sobre o espaço que abrigava a Biblioteca Pública Municipal, no segundo pavimento do histórico prédio do antigo Clube Brasil, no Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel.

Com a recente transferência da biblioteca para um prédio alugado na avenida Getúlio Vargas, o vereador relatou preocupação em relação ao antigo espaço, que também é complementado no primeiro pavimento pelo desativado Cine Teatro Brasil e sede da Academia Araxaense de Letras, que ainda funciona no local. Raphael reiterou ainda que a biblioteca merece uma sede própria.

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Régia Côrtes, informou ao gabinete do vereador que fará um diagnóstico geral no prédio junto com o Setor de Obras da Prefeitura de Araxá para que o local seja revitalizado.

Ela disse que houve uma tentativa com a gestão anterior Governo do Estado para viabilizar recursos, que será feita novamente com a atual gestão. A ideia é executar projetos de cunho cultural no histórico prédio, que é cedido ao município por meio de comodato com a Associação Clube Brasil.

Demais ações

– Indicação à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e à Secretaria Municipal de Saúde para que seja feita revisão e substituição de lâmpadas queimadas na área externa da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA).

– Moção de Congratulação e Reconhecimento aos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Campus Araxá, que conquistaram medalhas (uma de ouro e quatro de prata) na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2018).

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *