Super banner

Reunião alinha funcionamento da Sala do Empreendedor

Reunião alinha funcionamento da Sala do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor foi pauta de reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 10, na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, que representa o município nas tratativas sobre o programa. O encontro teve palestra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) para nivelar as informações entre representantes de variados setores da Prefeitura sobre o funcionamento do programa. A Sala Mineira do Empreendedor funciona no Sindicomércio, localizado na Praça Artur Bernardes, 11, Centro.

Em funcionamento desde dezembro de 2016, a Sala Mineira do Empreendedor foi viabilizada pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Prefeitura Municipal, tendo como principais parceiros o Sebrae e Sindicato do Comercio Varejista de Araxá (Sindicomércio). O objetivo é desburocratizar a abertura de empresas e dar total fomento para a longevidade das mesmas.

O palestrante do encontro, analista técnico do Sebrae Araxá, Alessandro Henrique de Souza, afirmou que um balanço feito em fevereiro deste ano apontou a existência de 4.030 empreendedores individuais na cidade, dos quais 70% estão ativos. Ele destaca que a meta será estabelecer contato com todos para que a economia local prospere paralelamente ao êxito profissional dos novos empresários.

“O objetivo é facilitar o processo de abertura de empresas e dar suporte aos empreendedores do município com treinamento, conhecimento, informação, melhoria de gestão, acesso a crédito e processos licitatórios e tudo que for demandado por parte dos empresários do município. Vamos montar um calendário de treinamentos e consultorias para que possamos melhorar a gestão das empresas do nosso município”, afirmou.

De acordo com o secretário Geraldo Lima Júnior, o processo de implantação da Sala Mineira do Empreendedor foi iniciado há cerca de um ano e meio. A parceira da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas visa desburocratizar a inscrição da atividade comercial, industrial ou de serviços.

“Na construção da parceria com o Sebrae, Junta Comercial, Sindicomércio e os empresários, especialmente as pequenas empresas e microempreendedores individuais, estamos dando uma demonstração de que estamos atentos às necessidade e que esse resultado do trabalho da Sala Mineira do Empreendedor possa trazer benefícios a este grupos e, consequentemente, aos consumidores no comércio, indústria, serviços, rede hoteleira. Envolver toda a economia da cidade, esse é o papel da Prefeitura através da Secretaria: fomentar e ajudar os negócios a fluírem e se desenvolverem”, afirmou.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá (Sindicomércio), Rodrigo Natal Rocha, afirma que o trabalho iniciado em dezembro segue gradativamente, devendo ganhar força após a reunião de nivelamento sobre o funcionamento da Sala Mineira do Empreendedor, realizada com representantes de diversos setores da Prefeitura de Araxá.

“Esta reunião com a Prefeitura, que é uma das principais parceiras, sinalizam que as coisas funcionarão. Já estamos fazendo nossa parte e estamos à disposição de todos os empresários microempreendedores que queiram tirar suas dúvidas em termos de consultoria. Várias parcerias já estão sendo feitas. Já temos consultorias jurídica, contábil, empresarial e acertamos com alguns bancos para que os investimentos sejam financiados. Estamos fechando também com o Corpo de Bombeiros para orientações básicas aos empresários”, disse o presidente.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *