Super banner

??rica Drumond participa de encontro com o Circuito da Canastra

A secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond, realizou a entrega de certificados de reconhecimento aos municípios que abrangem o Circuito Turísitico da Canastra, na manhã de hoje (1°), na Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia). Eles agora participam da Política de Desenvolvimento do Turismo do governo do Estado.

Na pauta do encontro, a secretária também apresentou as propostas da Política Pública da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que conta com sete eixos temáticos como a roteirização; o incremento dos inventários da oferta turística dos municípios; a qualificação do serviço turístico; a criação de Postos de Informação e Referência Turística; a promoção, marketing e comercialização; a Produção Associada ao Turismo, além do fomento e levantamento de todas as linhas de crédito que possam beneficiar o segmento.

 “Os municípios do Circuito da Canastra terão agora a disponibilidade da descentralização de recursos, o que a gente também vem fazendo com os mais de 40 circuitos certificados. Eles passam a ser um grupo de trabalho com uma metodologia, um planejamento estratégico e até sair para a promoção de produtos roteirizados, com roteiros específicos, e não mais um destino”, afirma Érica.

Empresários do trade turístico e integrantes dos municípios do Circuito Turístico da Canastra apresentaram as suas demandas para o desenvolvimento das atividades turísticas da região. “A gente tem que oferecer produtos que liguem esses destinos para que o turista permaneça por mais tempo. A nossa estratégia é verificar as necessidades da região e leva-las para o Estado e Ministério do Turismo em busca das soluções”, acrescenta a secretária.

Parceria com o Estado

O presidente da Acia, Emílio César Ribeiro Parolini, destaca a parceria entre a cidade e o governo do Estado. “É uma oportunidade de podermos mostrar todo o trabalho não só da Acia como as demais entidades do setor tem feito em prol do turismo em Araxá. Justamente, revitalizando todo esse processo e, ao mesmo tempo como parceiros que somos, porque ela (Érica Drumond) acredita no potencial de Araxá e região.”

Divulgação

O prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira destaca que o turismo local e regional possui uma estrutura funcional através da representatividade de entidades com a Associação do Circuito Turístico da Canastra, Conselho Municipal de Cultura e Turismo (Comtur), Araxá Convention & Visitors Bureau e Acia.

Em seu pronunciamento, Antônio Leonardo destacou os investimentos realizados na divulgação turística de Araxá desde que Érica assumiu a Setur. “Quero agradecer e destacar todo o seu empenho pessoal para que pudéssemos avançar num setor em que estávamos extremamente precários, como a questão da divulgação do destino Araxá e dos produtos aqui existentes.”

A mesa diretora foi composta pela secretária Érica Drumond, prefeito Antônio Leonardo, secretário municipal de Desenvolvimento Econômio, Turismo e Parcerias, José Donaldo Bittencourt Jr., presidente da Associação do Circuito da Canastra, José Ramos Zago, presidente da Acia, Emílio Parolini, presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau, Márcio Antônio Farid e presidente do Sindicato do Comércio Hoteleiro e Similares de Araxá (Sindhorb), Mário Morais Marques.

Notícias relacionadas