Super banner

Secretaria Municipal de Saúde realizará a castração de cães na cidade

Secretaria Municipal de Saúde realizará a castração de cães na cidade

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a castração de cães na cidade. A licitação para a prestação desse serviço foi realizada em março. Aconteceu nesta quarta-feira, 20 de abril, uma reunião com os veterinários de clínicas especializadas, protetoras de animais e a equipe da Vigilância Ambiental para tratar do início da castração.

Duas clínicas credenciadas através do processo licitatório efetuarão o serviço na primeira etapa do projeto de castração dos cães do canil municipal e dos abrigos Mãos de Assis e Lar Castelha, que acolhem animais de rua ou abandonados por seus donos.

Na primeira etapa, mil cães serão castrados. A castração começa a partir de segunda-feira, 25 de abril, “Beneficiaremos também os protetores de animais que hoje realizam um grande trabalho em Araxá, havendo posteriormente um cadastro dos mesmos. Após esta etapa iremos ampliar para os bairros da cidade, onde faremos um levantamento das necessidades de cada um”, ressaltou a referência técnica em Vigilância Ambiental Flávia Rios.

O grande objetivo do projeto é castrar o maior número de animais para alcançar o controle populacional de cães no município e diminuir a quantidade de cachorros nas ruas de Araxá. “Vai ser um trabalho sistemático e diário. A nossa previsão é castrar seis animais por dia”, completa Flávia Rios.

Canil municipal

A licitação para a construção da nova sede do canil municipal foi realizada no último dia 1º de abril. Como foi interposto recurso por um dos participantes, a previsão é que até o fim deste mês seja anunciada a empresa vencedora, que construirá o novo canil municipal.

Repasse aprovado

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei da Prefeitura de Araxá que autoriza a realização de convênio com a Associação Protetora dos Animais de Araxá (APAA). Os vereadores aprovaram o projeto na reunião ordinária realizada na terça-feira, 19 de abril. Serão repassados R$ 50 mil para a APAA realizar o Programa Resgate, que consiste no tratamento e castração de animais de rua.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *