
As questões pertinentes ao setor de turismo estarão em pauta em todas as regiões de Minas Gerais, na terceira edição da Semana do Turismo. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos e integra uma série de programações acadêmicas e culturais – como palestras, debates, oficinas e exposições – que buscam difundir informações sobre a atividade turística no estado. Em Araxá, as atividades acontecem nesta quinta-feira (1º).
A iniciativa é uma referência ao Dia do Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro, desde 1980.
Neste ano, a Semana do Turismo terá como tema “Tecnologia, Indicadores, Desenvolvimento e Inclusão Social”. Dentro da programação, o Sesc realizará palestras que abordarão diversos assuntos, como gastronomia, turismo e desenvolvimento regional.
O evento é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (34) 3201-8100.
Araxá
Data: 01/10/2015
Horário: das 8h às 11h
Local: Auditório Dona Beja – Sesc Araxá – Rua Doutor Edmar Cunha, 150 – Vila Santa Terezinha
Palestrantes
– Hans Eberhard Aichinger – Administrador especialista em hotelaria, alimentos e bebidas e coordenador de gastronomia do Senac em Minas Gerais.
– Vani Maria Fonseca Pedrosa – Especialista em pesquisa gastronômica do Senac em Minas Gerais, supervisiona as pesquisas em gastronomia do Complexo Santuário do Caraça e na Região “Entre Serras da Piedade ao Caraça”.
– Mateus Rezende Andrade – Turismólogo.
O cenário do turismo em Minas
O Estado recebeu 7 milhões de visitantes internacionais em 2014, em função da Copa do Mundo. Segundo o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, apesar de toda a economia interna ser beneficiada pelo efeito multiplicador do turismo, o setor ainda necessita de investimentos mais robustos e efetivos.
Nessa perspectiva, as discussões da Semana do Turismo buscam promover o diálogo entre a comunidade acadêmica, o mercado, o poder público e o consumidor final, como forma de fortalecer parcerias.
“A recente Pesquisa de Satisfação do Turista de Belo Horizonte, realizada neste ano pela área de Estudos Econômicos e o Núcleo de Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, em parceria com a Belotur, revela que BH recebe um amplo volume de turistas do próprio Estado, demonstrando haver valoração da comunidade, mas pouca disseminação do valor do produto turístico, inibindo fluxos nacionais e internacionais”, analisa o assessor técnico do Senac, André Carvalho.