Super banner
Super banner
Super banner
Super banner
Super banner

Triângulo Mineiro ganha novas trilhas no Parque Estadual do Pau Furado

Triângulo Mineiro ganha novas trilhas no Parque Estadual do Pau Furado

O Parque Estadual do Pau Furado, no Triângulo Mineiro, ganhou duas novas atrações, com início da visitação das Trilhas do Angico e Prainha, celebrando também a abertura da VIII Semana das Águas e das Florestas, na sede da unidade de conservação, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O público poderá conhecer os locais das 8 às 17h.

Um dos destaques é um painel interpretativo sobre o geosítio Prainha, com informações sobre a origem dos terrenos, rochas e fenômenos (geologia) do parque. A estrutura é um dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado feita no local e foi instalada para a reabertura das trilhas.

A gerente do Parque Estadual do Pau Furado, Eliete Souza Vilarinho, explica que, atualmente, apenas as Trilhas do Córrego do Marimbondo e da Cachoeira do Marimbondo estavam abertas à visitação. “Havia uma pressão muito positiva do nosso público para a visitação em outros locais. A Trilha do Angico foi fechada por cerca de dois anos e meio, para manutenção e melhorias na segurança para o uso público”, diz.

A Trilha da Prainha possui 1.150 metros e é classificada como “fácil”. A caminhada começa na sede do Parque e termina na Prainha. A Trilha do Angico tem um trajeto de 5 mil metros e tem um nível de dificuldade considerado “difícil”.

Abertura

A solenidade de abertura das novas trilhas também marcou o início das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22/3, e do Dia Internacional das Florestas, comemorado em 21/3. Participaram cerca de 100 pessoas em uma caminhada na trilha que finaliza na Prainha, às margens do Rio Araguari.

A solenidade marcou, ainda, o início da revitalização da sede do Parque Estadual do Pau Furado. Serão executadas obras de paisagismo, urbanização, com reforma e manutenção do pátio e suas estruturas, além do escritório, construção da casa de apoio e manutenção do auditório e da rede de segurança.

O trabalho vai ser executado com recursos provenientes do cumprimento de condicionante do licenciamento de obras do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia. O valor investido é de R$ 686.060,51.

Funcionamento

O Parque Estadual do Pau Furado tem acesso gratuito e fica aberto ao público de terça a domingo, e feriados, de 8 às 16h, com a entrada de visitantes limitada até 15h. De terça a sexta-feira, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento prévio. Aos sábados, domingos e feriados, o parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento.

O Pau Furado é a primeira unidade de conservação estadual criada no Triângulo Mineiro, em 2007, e possui 2,2 mil hectares de área. Está situado nos municípios de Uberlândia e Araguari e abriga importantes remanescentes do Cerrado, numa das regiões do Estado mais atingidas pelo desmatamento ao longo dos anos e onde o Instituto Estadual de Florestas tem priorizado a conservação.

Notícias relacionadas