Super banner

Vereadores buscam a implantação de aplicativo para combate à violência contra a mulher em Araxá

Vereadores buscam a implantação de aplicativo para combate à violência contra a mulher em Araxá

Os vereadores Raphael Rios e Maristela Dutra estiveram reunidos com a secretária de Ação Social, Cristiane Pereira, para tratar sobre o Aplicativo Salve Maria. A ferramenta tem salvado vidas de centenas de mulheres na cidade de Uberlândia e pode ser utilizada também em Araxá.

A ferramenta Salve Maria, permite que qualquer pessoa denuncie abusos de forma rápida e precisa, por meio de um canal direto com a Polícia Militar (PM).

Raphael Rios recebeu a informação de que a Prefeitura de Uberlândia estava liberando o código fonte do aplicativo para outros municípios, de forma gratuita, por meio da empresária, escritora e produtora de conteúdo Tati Ferreira (@tatyferreira).

A secretária Cristiane Pereira informou aos vereadores que vai dar andamento ao projeto de implantação do aplicativo na cidade junto ao departamento de Tecnologia da Prefeitura de Araxá e a PM.

O aplicativo

O aplicativo consiste em apenas três botões: Botão do Pânico, Denúncia e Instruções de Uso.

A funcionalidade do Botão do Pânico é emitir um “chamado de localização”, ou seja, ele compartilha a localização em tempo real. Em ocorrências de extrema urgência, basta que a denunciante o utilize para acionar imediatamente a presença dos policiais militares.

No botão de “Denúncia”, a pessoa encontra um pequeno questionário com perguntas que especificam o tipo de violência, se a denúncia será anônima, dados da vítima e agressor, entre outras. A vítima ou o denunciante ainda tem a possibilidade de anexar fotos ou vídeos antes de enviar.

O terceiro botão “Instruções de Uso”, é um guia de utilização, que deve ser lido quando o download for executado.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *