Araxá recebe capacitação de gestores de idosos em julho

Araxá recebe capacitação de gestores de idosos em julho

Da Redação – Araxá está selecionada entre as oito polos regionais de Minas Gerais pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para uma série de capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade. O município recebe a capacitação na segunda semana e última semana de julho.

 A primeira regional capacitada foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, nesta terça-feira (14). Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades.

Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade é um programa do Servas que atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O programa, além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa, acrescenta: “Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários”.

A capacitação está sendo oferecida para as equipes de ILPIs das regiões Sul, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Central, Zona da Mata, Leste, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.

Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas