Super banner

Araxá sedia 10ª edição Conferência de Assistência Social

Araxá sedia 10ª edição Conferência de Assistência Social

Araxá sedia 10ª edição Conferência de Assistência Social 1

A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram, nesta semana a 10ª edição da Conferência de Assistência Social, no salão do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo. O evento abordou o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vez, rumo a 2026” para avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento, implementação e consolidação do sistema.

O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal

O secretário de Ação e Promoção Social, Édson Justino Barbosa, abordou, durante discurso, a importância das presenças de representantes de entidades ligadas ao setor de Assistência Social e demais profissionais que, de alguma forma, contribuem para a execução de um trabalho de qualidade.

Representando o Ministério Público, a promotora Mara Lúcia Silva Dourado agradeceu a oportunidade de participar de uma conferência que ela considera a mais importante.

“Araxá está no ano das conferências. Não há como se falar da defesa da infância e da juventude, da defesa do idoso, sem passar pela assistência social. Todas essas áreas, inclusive a de saúde, precisam caminhar juntas com a assistência social”, declarou a promotora.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo Marques Borges, destacou que a conferência é um espaço que privilegia a participação da sociedade civil e governo.

“Vivemos em uma sociedade de estado democrático onde podemos fazer as nossas escolhas. Estamos em um momento que vamos debater e promover um encontro de ideias e ideais para que, juntos, chegamos sempre a um consenso que beneficie toda a comunidade”, enfatiza o presidente.

No decorrer do evento, o tema central da conferência foi abordado em palestras proferidas pela advogada especialista em Gestão do Suas, Eide Suzana de Faria, e pela psicóloga Gisele Vinha. As duas palestrantes são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

A conferência teve também abertura de espaço para formação de grupos e elaboração dos trabalhos, apresentação dos respectivos conteúdos, moções e deliberações pela plenária. Por fim, a conferência elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

Notícias relacionadas