Super banner
Super banner

Confira os destaques da Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça (20)

Confira os destaques da Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça (20)

Vereadores discutem Limpeza Urbana e Segurança Pública

 

Na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada terça (20), usaram a tribuna sete vereadores, seguindo a ordem alfabética: Jairinho Borges (PRP), João Bosco Junior (AV), José dos Reis de Paula (Zezinho- PT), José Valdez da Silva (Ceará- PMB), Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Raphael Rios (SD) e Robson Magela (PRB).

 

Jairinho Borges

Primeiro a usar a tribuna, o Vereador Jairinho Borges comentou o trabalho do Deputado Bosco (AV) para que o Corpo de Bombeiros de Araxá ganhe o status de Companhia, o que vai trazer mais segurança para a região.

O Parlamentar também falou sobre o tema Segurança Pública, lamentando a situação do Brasil e parabenizando o trabalho das Policias Civil, Militar e Secretaria de Segurança Pública, que realizam um trabalho de qualidade em Araxá.

Concluindo sua participação, o Vereador Jairinho ressaltou que o Cartório Eleitoral já está fazendo o recadastramento biométrico dos eleitores, que podem fazer agendamento pelo site do www.tre-mg.jus.br para realizar esse e outros serviços.

Indicação – Recapeamento asfáltico na Travessa Manoel Antônio Silva, no Bairro Santo Antônio.

Indicação – Que seja estudada a colocação de redutor de velocidade ou sinalização horizontal e vertical no cruzamento das Ruas Marieta Dornelas com Cleide Carvalho Batista, no Jardim Natália.

Indicação – Colocação de vaga para idoso em frente ao número 83, nas proximidades da Caixa Econômica Federal, na Avenida Antônio Carlos.

Indicação – Alterar sinalização horizontal no entronco da Rua Bahia com Avenida Amazonas, no Bairro São Geraldo

 

Bosco Junior

O Vereador Bosco Junior apresentou informativo com um balanço de seu primeiro ano de mandato. Ele ressaltou a importância do material para que o cidadão conheça as ações realizadas por seu gabinete.

Bosco comentou visita realizada ao chefe de Polícia Civil de Minas Gerais Dr. João Octacílio Silva Neto, juntamente com o Deputado Bosco e os Vereadores Hudson Fiuza e Luiz Carlos Bittencourt. O objetivo da Audiência foi solicitar o aumento do número de investigadores de Polícia em Araxá e conseguir uma nova viatura, que já foi disponibilizada para o município.

Bosco também falou sobre as visitas que está realizando, desde o ano passado, as Unidades Básicas de Saúde. O Parlamentar apresentou retornos das demandas da área de saúde levantadas pelos moradores do Bairro Padre Alaor e Villa Mayor.

Indicação – À Copasa, possibilidade de instalação de bebedouros em frente à Escadaria do Parque do Cristo, na Avenida Dâmaso Drummond.

Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá mantenha contato com a equipe da Copa Internacional de Mountain Bike e possa oferecer o suporte necessário ao evento, que acontece em breve.

 

Vereador José dos Reis de Paula

O Vereador Zezinho abriu sua fala destacando a importância da Saúde Primária, que evita o agravamento das doenças. Zezinho destacou que, no passado, havia problema de falta de mão de obra de médicos em Araxá. Segundo o vereador, os equipamentos inaugurados recentemente estão atraindo esses profissionais da saúde.

Os servidores da Prefeitura também foram lembrados por Zezinho, que solicitou a recomposição salarial e reajuste no valor do vale alimentação. Ele destacou a necessidade de investimento em qualificação e a implantação do plano de cargos e salários enfatizando os servidores da Secretaria de Saúde.

Zezinho comentou visita realizada as obras do Matadouro Municipal e parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que irá inaugurá-lo em breve. O matadouro vai  reduzir o custo da carne e gerar cerca de 40 empregos.

Finalizando sua participação, Zezinho voltou a falar da necessidade de regulamentação da energia elétrica nos chacreamentos. Para ele, esta situação já se tornou um problema social.

 

José Valdez da Silva

Ceará também comentou a urgência de concessão do reajuste salarial aos Servidores Municipais. Na opinião dele o Executivo precisa priorizar a valorização das pessoas.

Após visita ao Bairro Boa Vista, Ceará apresentou na tribuna a situação do local que necessita de capina, recapeamento das vias e manutenção no campo de futebol, que está sem condições de uso. O Parlamentar lembrou que o Executivo precisa olhar por toda a cidade, e não somente para a Região Central.

O Buracanã foi outro campo visitado por Ceará, que mostrou fotos da depredação do local e pediu a sensibilidade das secretarias para realizar melhorias ali.

O Bairro Villa Mayor também foi citado pelo vereador, que mostrou que as ruas estão esburacadas e, sem local para brincar, as crianças improvisaram um campo de futebol em uma área que seria destinada a construção de uma creche.

A coleta de lixo foi outro tema abordado pelo Parlamentar, que lamentou que a mesma não esteja funcionando adequadamente.

Indicação – Informações sobre o Concurso Público homologado em 2017, posse e convocação dos aprovados.

 

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos comentou que esteve com o Presidente da Triunfo Concebra, Odenir Sanches, em uma Audiência Púbica em Bom Despacho, que discutiu a duplicação da BR262. Eles alegaram que o motivo da interrupção foi o licenciamento ambiental e posteriormente a paralisação na liberação de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O vereador sugeriu que seja feita em Araxá, uma Audiência Pública para apresentar esclarecimentos sobre essa obra.

Luiz Carlos também falou sobre sua participação na audiência, em Belo Horizonte, com o chefe de Polícia Civil de Minas Gerais Dr. João Octacílio Silva Neto, ao lado de colegas vereadores e do Deputado Bosco.

O Parlamentar voltou a falar sobre o descaso da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) com Araxá. Ele informou que a estatal não cumpriu com seus compromissos de realizar algumas obras e não enviou recursos prometidos.

O preço do combustível, que já foi tema de um Fórum Comunitário solicitado pelo Vereador, foi comentado novamente por Luiz Carlos, que comparou os altos valores de Araxá com outras cidades da região.

Indicação – Que seja providenciada uma reforma da cerca/alambrado no entorno da área do Aeroporto Romeu Zema.

Indicação – Que seja estudado o prosseguimento da Rua Antônio Silva até a Rua Poeta Hélio Ferreira, na divisa dos Bairros Aeroporto e Abolição.

Indicação – Estudo para construção de Ponto de Ônibus na Avenida Honório de Paiva Abreu, em frente aos Condomínios Bocaina e Monte Verde.

Indicação – Estudo para reforma do alambrado/muro do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Bairro Abolição, localizado na Rua Marcolino Coelho Borges.

 

Raphael Rios

O Vereador Raphael Rios apresentou Projeto de Lei que regulamenta que as Organizações da Sociedade Civil, que celebrarem termo de fomento com a Prefeitura de Araxá, possam pagar a remuneração de seus empregados que exerçam cargos públicos, de acordo com o que rege a lei. Segundo o Parlamentar, devido ao Marco Regulatório, as instituições enfrentam dificuldades financeiras e de contratação de funcionários.

O Vereador comentou reuniões realizadas com o Executivo Municipal em que apresentou o relatório de fiscalização, elaborado após suas visitas as 38 Escolas Municipais de Araxá. Raphael destacou que os resultados do relatório irão servir de base para a criação de um plano de ação para melhorias nas escolas.

Raphael também lembrou que está discutindo com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá-IPDSA, sobre um projeto de regulamentação do grafite na cidade. Raphael espera que a iniciativa consiga disponibilizar novos espaços para a valorização dessa arte, assim como já ocorre no Parque do Cristo e no Uniaraxá.

Indicação – Que seja regularizado o repasse das parcelas atrasadas do termo de fomento firmado com a Associação dos Estudantes de Araxá (AEA), que leva universitários para Uberaba, diariamente.

Projeto de Lei – Declara de Utilidade Pública Municipal o Instituto Consciência e Ação.

 

Robson Magela

Fechando o Grande Expediente, o Vereador Robson Magela fez um apelo para que sejam realizadas melhorias na coleta de lixo e limpeza urbana. Ele lamentou que as ruas estejam cheias de lixo e a falta de planejamento na manutenção dos caminhões. Para o parlamentar, os contribuintes pagam seus impostos, mas a Prefeitura não está cumprindo seu papel de manter a limpeza urbana.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá envie para todos os vereadores a prestação de contas de revitalização da Avenida Antônio Carlos.

Indicação – Instalação de uma câmera de videomonitoramento no cruzamento da rua Terêncio Pereira com o início da estrada do Mourão Rachado.

Indicação – Recapeamento asfáltico na rua Miguel Martiniano da Costa, no bairro Alvorada.

Indicação – Recapeamento asfáltico da rua Genésio Pereira com Emídio Antônio dos Santos, no bairro São Domingos, e vistoria na iluminação pública da rua Emídio Antônio Santos.

Indicação – Limpeza da Praça Tomásia de Moura Santos, conhecida como “campinho da Nestlé”, no bairro Odilon José Carneiro.

Indicação – Recapeamento asfáltico em toda a extensão da rua Antônio Borges de Menezes, no bairro Aeroporto, e no cruzamento da mesma com a rua Antônio da Silva.

Indicação – Que seja realizado um Fórum Comunitário para apresentação dos projetos dos viadutos para a população, conforme determina recomendação expedida pelo Ministério Público, e apresentação das alternativas à construção de viadutos por parte dos moradores e comerciantes das áreas que serão afetadas por eles.

Projeto de Decreto Legislativo – É convocado plebiscito, nos termos do inciso II, do art. 181 da Lei Orgânica Municipal, nos termos da Lei Municipal n° 6.167/2.012, a ser realizado pela Justiça Eleitoral, simultaneamente com as eleições gerais de 2018, para consulta à população sobre a construção dos viadutos na Rua Uberaba sobre a Avenida João Paulo II; na Avenida Amazonas/Avenida Vereador João Sena sobre a Avenida João Paulo II; na Avenida Capitão Belarmino de Paula Machado sobre a Avenida Wilson Borges.

Projeto de Lei – Define regras para fabricação e comercialização de carimbos de profissões regulamentadas por meio de leis no município de Araxá.

Projeto de Lei – Toda pessoa atendida no sistema de saúde do município de Araxá, seja na rede pública ou na rede particular, tem o direito de ser acompanhada por uma pessoa de sua confiança nas consultas médicas e outros procedimentos, como exames médicos.

Finalizando sua participação, Robson convidou os moradores dos Bairros Pão de Açucar 3 e 4 para participar de seu Gabinete Itinerante, no dia 24 de fevereiro (sábado), a partir das 10h. Já no dia 25 de fevereiro (domingo), a partir das 15h, o Gabinete Itinerante vai atender a população dos moradores do Distrito de Itaipu.

 

Projetos Aprovados

Projeto 04/2018 – Dispõe sobre denominação de Logradouro Pública e dá outras providências – Escola Municipal Agar de Affonseca e Silva – Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Escola Municipal localizada na Rua Sargento Gislei Oliveira Reis – n.º 600 – Bairro Pão de Açúcar IV.

Ascom Câmara Municipal de Araxá

 

 

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x