Contribuintes tem até o dia 30 de abril para entregar a declaração de IR

Contribuintes tem até o dia 30 de abril para entregar a declaração de IR

A Receita Federal informou hoje (2), que recebeu 86.026 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015, ano-base 2014, no primeiro dia para entrega. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para entregar suas declarações.

Na manhã de segunda-feira, houve lentidão no site da Receita Federal. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alegou que a lentidão ocorreu devido ao número elevado de acessos a página para fazer download do programa de declaração do Imposto de Renda, mas que como o programa é livre, a tendência é que vários portais disponibilizem o programa ao longo do dia, reduzindo os acessos ao órgão para este fim.

No ano passado, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração até o fim do prazo, número aquém dos 27 milhões de formulários estimados pela Receita Federal. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte enviar os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade para receber a restituição pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e com doença grave. A multa por atraso na entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes.

Notícias relacionadas