Super banner

DCE adere ao movimento de redução das mensalidades do Uniaraxá

DCE adere ao movimento de redução das mensalidades do Uniaraxá

A comunidade discente do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) já aderiu ao movimento pela redução nos valores das mensalidades, proposto pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). O objetivo do movimento, segundo a presidente do DCE, Vanessa Correia Alves, é reforçar o pleito da Fundação Cultural de Araxá (FCA) em busca de parceria com órgãos públicos e empresas privadas a fim de possibilitar um custo mais acessível aos cursos oferecidos pelo Uniaraxá.

“Sabendo que a FCA está buscando aporte financeiro para beneficiar os estudantes, o DCE se mobilizou e envolveu os universitários em apoio através de uma Carta Aberta direcionada ao prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, e ao presidente da Fundação Cultural de Araxá, Luiz Antônio Ribeiro Borges”, diz Vanessa.

Além de oferecer bolsas de estudo e financiamento facilitado aos alunos carentes, a fundação está buscando alternativas para possibilitar o acesso do estudante de baixa renda ao ensino superior, neste momento de crise financeira mundial. Luiz Antônio encaminhou recentemente uma solicitação de aporte financeiro à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e aguarda uma negociação.

O reitor Válter Gomes também apóia os esforços da mantenedora em viabilizar a redução dos valores dos cursos, tendo em vista que muitos alunos gostariam de estudar, mas não conseguem arcar com os custos das mensalidades.

A presidente do DCE afirma que pretende participar de toda iniciativa que beneficie os alunos do ensino superior e nesse sentido continuará recolhendo assinaturas, além de integrar a equipe que irá reunir-se com os dirigentes da Codemig para tentar a parceria pretendida.

“Não podemos ficar alheios às necessidades dos acadêmicos, nem deixá-los à mercê da crise. Precisamos que todos se mobilizem em favor de uma educação de qualidade e praticada com mais valores acessíveis, que permitam o ingresso do maior número possível de alunos na instituição buscando o aprimoramento pessoal e profissional e, no futuro, conquistas”, destaca a presidente.

O DCE deu início ao movimento entre os alunos no último dia 13 de fevereiro, com esclarecimentos e apelos nas salas de aula. Após um mês, o abaixo-assinado já conta com 800 adesões e perspectiva de crescer mais, segundo Vanessa.

Notícias relacionadas