Super banner

Judiciário tira dúvidas dos detentos e fiscaliza o presídio

Judiciário tira dúvidas dos detentos e fiscaliza o presídio

O juiz Renato Zouain Zupo esteve durante esta manhã (28) no Presídio de Araxá tirando dúvidas dos detentos e fiscalizando as ações no local. O presídio capacidade para 128 detentos e atualmente conta com cerca de 290. Renato Zupo acompanhou os trabalhos dos detentos na fabricação de briquetes e construções externas. Depois, em visita interna, passou de cela em cela para ouvir a todos.

“Esclarecemos dúvidas dos detentos, prestado contas a eles do atual estágio da execução das penas e das prisões provisórias de cada um”, afirma Renato Zupo.

“É a maneira que a gente tem de humanizar o cumprimento das sentenças e das prisões da comarca, demonstrando, primeiramente ao detento, seja ele provisório ou definitivo, que o Estado não se esqueceu dele. O Estado está muitíssimo preocupado com o bem-estar e a garantia constitucional dele, ainda que preso”, acrescenta.

Renato Zupo afirma que as principais dúvidas dos detentos são quanto aos cálculos de pena, progressão e regressão de regime e direito de visita. “Vistamos de cela em cela, inclusive para verificar como está funcionando o trato com os presos em Araxá, que sempre foi digno de louvor e muito bem dirigido pelo Marcelo Lima (diretor do presídio) e sua equipe”, destaca.

Segundo o juiz, não se pode esquecer que a principal finalidade da pena é a ressocialização dos detentos.

Para Marcelo Lima, o trabalho tira a ansiedade dos presos que sempre querem saber quais são as penas e os andamentos dos processos. “É uma prestação de contas feita junto aos detentos. Isso mostra que o Judiciário de Araxá é um Judiciário de vanguarda, tem a preocupação de realmente aplicar a pena naquilo que se deve”, afirma. 

Notícias relacionadas