Super banner
Super banner

Passeata reivindica acessibilidade aos portadores de necessidades

Dentro da programação da IX Semana na Pessoa com Deficiência, foi realizada, na manhã de hoje (29), a passeata que reivindica o cumprimento das leis de acessibilidade e tem como objetivo sensibilizar os araxaenses sobre esta causa tão nobre. A semana é uma realização da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Associação dos Surdos de Araxá (ASA) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá (Apae).

De acordo com a diretora administrativa da Fada, Maria da Conceição de Aguiar Santos (Cota), a maior reivindicação é a construção de acessos para que as pessoas com deficiência posam adentrar onde quiserem. “As leis de acessibilidade existem, mas falta boa vontade para elas saírem do papel”, diz. Cota explica que a luta dos deficientes é pela igualdade de oportunidades, para que todos participem da construção da sociedade.

De acordo com a Polícia Militar, mais de 350 pessoas participaram da passeata, que contou com o apoio de escolas e chamou a atenção de todos pelas ruas do Centro. A programação se estende amanhã (30), com a abertura dos jogos especializados, a partir das 8h, no Colégio São Domingos, com o basquete em cadeiras de rodas, das 9h às 18h. O atletismo acontece no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), das 9h às 18h, e o goalboal será realizado na Escola Estadual Delfim Moreira, também das 9h às 18h.

Lei de Acessibilidade

Lei 10.098, 19/12/2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Notícias relacionadas