Super banner

Presidente da Emater-MG recebe Medalha Calmon Barreto

Presidente da Emater-MG recebe Medalha Calmon Barreto

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), José Silva Soares, será condecorado, nesta quinta-feira (18), com a Medalha Calmon Barreto. A cerimônia será realizada a partir das 20h, no Virgilius Palace Hotel.

A comenda Calmon Barreto foi instituída em 1999 pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais com o objetivo de destacar os profissionais, personalidades e empresas que se dedicaram ao desenvolvimento de atividades culturais e turísticas no Estado. A solenidade de condecoração é realizada anualmente e faz parte das comemorações do aniversário de Araxá.

Como presidente da Emater-MG, José Silva Soares é gerente estadual do Programa Minas Sem Fome e integra os Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e Estadual de Política Agrícola. O trabalho realizado pela Emater-MG abrange as áreas de agropecuária, bem-estar social, recursos naturais, meio ambiente, abastecimento e mercado, contribuindo para melhorias nas comunidades rurais e na sociedade mineira.

Calmon Barreto (1909-1994) nasceu em Araxá, onde atuou como participante ativo da história e do desenvolvimento cultural e artístico. Aprendeu desenho e gravura em aço, estudou na Escola Nacional de Belas Artes e recebeu diversos prêmios por sua obra. A Fundação Cultural Calmon Barreto, criada em 1984, tem entre suas finalidades promover e incentivar manifestações culturais do município, preservando a história e seus patrimônios cultural e artístico.

Entre os principais programas desenvolvidos pela Emater-MG em Araxá e municípios vizinhos estão Produção de Cachaça de Qualidade, Programa Estadual do Queijo Minas Artesanal e desenvolvimento da horticultura.

O Conselho da Fundação Calmon Barreto indicou os seguintes homenageados em 2008

Afonso Augusto Borges – produtor cultural

Guido Luiz Mendonça Bilharinho – advogado

Ilma Muniz de Araújo – professora

João Bittar Júnior – deputado federal

José das Dores Vital – jornalista

José Silva Soares – engenheiro agrônomo, presidente da Emater-MG

Luís Ricardo Vieira Chaer – empresário

Paulo Eduardo Rocha Brant – secretário de Estado de Cultura 

Vânia Célia Ferreira – professora

Vicentina Cornélio de Carvalho – professora

Rádio Inconfidência

Notícias relacionadas