Recorde da safra mineira de grãos é confirmado

Recorde da safra mineira de grãos é confirmado

A projeção de um novo recorde na produção mineira de grãos foi confirmada pelo terceiro levantamento da safra 2011/2012, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a estimativa de uma colheita de 10,9 milhões de toneladas de grãos representa aumento de 2% em relação à safra anterior. Para o Brasil, a produção estimada é de 159,1 milhões de toneladas de grãos, volume 1,4% inferior ao registrado na safra 2010/2011.

O secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, explica que a progressão prevista para a safra mineira de grãos deve ser atribuída à área plantada de 2,9 milhões de hectares. A expansão estimada é de 1,2%. “O aumento de produtividade de grãos nas lavouras de Minas, da ordem de 0,8%, também deve ser considerado”, acrescenta o secretário.

Ele ainda observa que a cultura do milho segue liderando os resultados. A produção prevista é de 6,8 milhões de toneladas do grão, volume 4,7% superior ao da safra 2010/2011.

“A área plantada exclusivamente com milho no Estado, da ordem de 1,3 milhões, tem crescimento previsto de 6,7%. “Trata-se de um avanço considerável, pois o índice de produtividade também é crescente devido à tecnologia e às boas práticas de produção utilizadas nas propriedades”, diz o secretário.

A decisão dos agricultores em concentrar suas forças na produção de milho ocorreu em um período de sinalização de preços remuneradores no mercado futuro, prossegue Nascimento. “Os dados da Conab mostram que a área da soja (1 milhão de hectares) terá uma redução 2,3%, como consequência da opção dos agricultores pelo cultivo de milho.”

O secretário considera também que a produção de milho, em Minas Gerais, é beneficiada principalmente por um mercado interno em ascensão, devido ao grande consumo dos segmentos de produção de aves, suínos e bovinos. “A demanda do mercado externo é outro fator de estímulo ao produtor.”

Safra mineira 2011/2012

Grãos total

10,9 milhões de t (+ 2%)

2,9 milhões de ha (+ 1,2%)

Milho

6,8 milhões t (+ 4,7%)

Produtividade

5,3 t/ha

Com Agência Minas

Notícias relacionadas