Super banner

“Acidente” na avenida Antônio Carlos gera conscientização

“Acidente” na avenida Antônio Carlos gera conscientização

"Acidente" na avenida Antônio Carlos gera conscientização 1

Muitas pessoas que passaram pela avenida Antônio Carlos, na manhã de hoje (21), levaram um susto. No chão um suposto pedestre que teria sido atropelado fora da faixa. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes da Asttran atuando na ocorrência dando mais realismo ao foto. Mas na verdade, tudo fazia parte de uma simulação de acidente.

O subtenente William Jesus, do Corpo de Bombeiros, atuou com o pedestre atropelado fora da faixa de pedestre. A simulação fez muita gente refletir sobre os riscos e o papel de cada um no trânsito.

As pessoas que acompanharam a ação ficaram preocupadas. Logo depois, veio a informação de que tudo fazia parte de um atropelamento simulado.

A ideia da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz a campanha “Seja Você a Mudança no Trânsito” é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Dados

Segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,1% de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Minas Gerais, comparado com o mesmo período do ano passado. O número total de acidentes de trânsito caiu 6,7% no primeiro semestre de 2015.

O resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados,  além de prejuízos emocionais para as famílias atingidas.

Segundo o Data SUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo Brasil.

Notícias relacionadas