Super banner

Aeroporto de Araxá pode ter abordagem de prevenção da Gripe Suína

Aeroporto de Araxá pode ter abordagem de prevenção da Gripe Suína

Araxá está entre as cidades que terá abordagem em passageiros no check in e check out, a fim de prevenir a entrada de pessoas na cidade com suspeita de Gripe Suína. A medida foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira etapa, a prioridade são os passageiros dos vôos das áreas de risco. Na abordagem dos passageiros do vôo 765, procedente do Panamá, que desembarcaram em Confins, neste fim de semana, alguns se recusaram a receber folhetos informativos sobre a Gripe.

A abordagem dos passageiros é intensificada nos aeroportos de Confins, Pampulha e Uberaba, mas está sendo estendida aos aeroportos de Araxá, Governador Valadares, Uberlândia, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, São João del-Rei, Teófilo Otoni e Uberlândia.

Diversas ações de comunicação estão sendo adotadas

Veiculação de mensagem informativa na TV Aeroporto. Trata-se de um vídeo que vem sendo veiculado nos telões do Aeroporto de Confins com explicações e orientações sobre a doença. No Aeroporto da Pampulha está sendo veiculado um alerta sonoro.

Estão sendo distribuídos panfletos com informações sobre a doença nos aeroportos de Confins, Pampulha e de Uberaba e também na rodovia MG 10. Posteriormente a distribuição será estendida para outras rodovias de Minas Gerais.

Ativação do serviço de telemarketing para monitoramento de todas as pessoas que chegaram do exterior nos dez dias que antecederam as ações de monitoramento da Anvisa nos aeroportos.

Ampliação do Disque Epidemiologia (0800-283-2255) para esclarecer à população dúvidas sobre a doença. Os postos de atendimento, que hoje são quatro e serão ampliados gradativamente, passaram a atender 24 horas.

As dúvidas mais freqüentes são: o que é a gripe suína; formas de contágio; sintomas da doença; países em que foram confirmados casos da doença; período de incubação do vírus; existência de vacina para humanos; riscos de comer carne suína; informações (recomendações) a viajantes que irão para áreas afetadas.

Notícias relacionadas