Após três dias de disputas, campeões sobem ao pódio do Rally Minas Brasil

Após três dias de disputas, campeões sobem ao pódio do Rally Minas Brasil

Araxá foi palco de um espetáculo de velocidade e superação com a realização do 7º Rally Minas Brasil, encerrado neste sábado (17). Em três dias de prova, competidores percorreram mais de 700 quilômetros de trilhas exigentes pelas montanhas mineiras. A competição consagrou os campeões nas categorias Motos, UTVs e Carros, com rostos novos no lugar mais alto do pódio.

O trecho final, batizado de Horizonte Perdido, teve 169 quilômetros e foi decisivo para confirmar os vencedores da etapa, que também contou pontos para os campeonatos brasileiros de Rally Raid da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Pela primeira vez, o mineiro Gabriel Soares, o “Tomate”, de Divinópolis, venceu uma etapa do Brasileiro de Rally Raid na classificação geral e na categoria Moto 1. Com uma performance consistente e sem erros, o piloto da Yamaha WR 450F (IMS Yamaha) assumiu o protagonismo na ausência do companheiro de equipe Adrien Metge, que se recupera de lesão.

“Feliz por vencer em casa, na minha quarta participação no Rally Minas Brasil. É um terreno que gosto muito e estou acostumado a andar. Acelerei o tempo todo e fiquei satisfeito com minha pilotagem. Primeira vitória com a moto e a equipe Yamaha”, destacou o campeão.

Entre os UTVs, a disputa foi acirrada dentro da própria família Varela. Rodrigo Varela, ao lado de Matheus Mazzei, levou a melhor sobre o irmão Bruno, que competiu com Ari Fiúza como navegador. A dupla vencedora, a bordo de um Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela), confirmou a vitória com um desempenho equilibrado ao longo da prova.

“O ritmo das duplas está muito forte, especialmente o do Bruno. É muito difícil abrir vantagem na pista. Esta é uma das melhores provas do Campeonato Brasileiro”, comentou Rodrigo. Natural de Minas, Matheus Mazzei também celebrou: “Um rally rápido, entre montanhas maravilhosas; tecnicamente difícil, com muitas ribanceiras — algo que não encontramos tanto em outros eventos”.

Nos carros, os mineiros Luiz Nacif e Érick Silveira (Ford Ranger V8 / EXR Rally Team) dominaram a competição. Com liderança desde o início, a dupla administrou bem a vantagem e ainda venceu a última etapa, confirmando o título inédito na prova.

“Andamos por serras, montanhas, rios, trechos travados, de pé embaixo o tempo todo. O rally foi espetacular”, resumiu Nacif.

De acordo com Fernando Bentivoglio, diretor-geral do Rally Minas Brasil, o evento foi um sucesso e seguiu a programação sem imprevistos. “A região de Araxá nos permite desenhar especiais bastante seletivas e completas, em meio a paisagens de tirar o fôlego. A cada ano, a prova se torna mais tradicional e aguardada. Nosso desafio é sempre evoluir e trazer novidades”, afirmou.


CLASSIFICAÇÃO GERAL – 7º RALLY MINAS BRASIL

MOTOS
1º – Gabriel Soares (#4) – Yamaha WR 450F (IMS Yamaha) – 6h42min05
2º – Bruno Crivilin (#11) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 6h46min48
3º – Martin Duplessis (#3) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 6h58min32
4º – Romain Dumontier (#23) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 7h03min50
5º – Tiago Wernersbach (#7) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 7h04min18

UTVS
1º – Rodrigo Varela / Matheus Mazzei (#102) – Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela) – 6h19min03
2º – Bruno Varela / Ari Fiúza (#103) – Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela) – 6h21min22
3º – Jean Azevedo / Idali Bosse (#108) – Can-Am Maverick R (T+A Rally Team) – 6h30min16
4º – André Hort / Marcelo Ritter (#119) – Can-Am Maverick R (Hps Racing) – 6h34min40
5º – Gabriel Varela / Michael Masson (#153) – Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela) – 6h37min03

CARROS
1º – Luiz Nacif / Érick Silveira (#318) – Ford Ranger V8 (EXR Rally Team) – 7h08min39
2º – Mario Marcondes / Artêmio Pauluci (#360) – Ford Ranger V8 (Braço Curto Motorsport) – 7h18min32
3º – Lélio Carneiro Jr. / Weberth Moreira (#321) – Can-Am Maverick R (Fifi Rally Team) – 9h03min49
4º – Alberto Cunha / Celso Watashi (#384) – Mitsubishi Triton RS (Faster Rally Team) – 9h51min49

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *