
Araxá foi palco de um espetáculo de velocidade e superação com a realização do 7º Rally Minas Brasil, encerrado neste sábado (17). Em três dias de prova, competidores percorreram mais de 700 quilômetros de trilhas exigentes pelas montanhas mineiras. A competição consagrou os campeões nas categorias Motos, UTVs e Carros, com rostos novos no lugar mais alto do pódio.
O trecho final, batizado de Horizonte Perdido, teve 169 quilômetros e foi decisivo para confirmar os vencedores da etapa, que também contou pontos para os campeonatos brasileiros de Rally Raid da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
Pela primeira vez, o mineiro Gabriel Soares, o “Tomate”, de Divinópolis, venceu uma etapa do Brasileiro de Rally Raid na classificação geral e na categoria Moto 1. Com uma performance consistente e sem erros, o piloto da Yamaha WR 450F (IMS Yamaha) assumiu o protagonismo na ausência do companheiro de equipe Adrien Metge, que se recupera de lesão.
“Feliz por vencer em casa, na minha quarta participação no Rally Minas Brasil. É um terreno que gosto muito e estou acostumado a andar. Acelerei o tempo todo e fiquei satisfeito com minha pilotagem. Primeira vitória com a moto e a equipe Yamaha”, destacou o campeão.
Entre os UTVs, a disputa foi acirrada dentro da própria família Varela. Rodrigo Varela, ao lado de Matheus Mazzei, levou a melhor sobre o irmão Bruno, que competiu com Ari Fiúza como navegador. A dupla vencedora, a bordo de um Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela), confirmou a vitória com um desempenho equilibrado ao longo da prova.
“O ritmo das duplas está muito forte, especialmente o do Bruno. É muito difícil abrir vantagem na pista. Esta é uma das melhores provas do Campeonato Brasileiro”, comentou Rodrigo. Natural de Minas, Matheus Mazzei também celebrou: “Um rally rápido, entre montanhas maravilhosas; tecnicamente difícil, com muitas ribanceiras — algo que não encontramos tanto em outros eventos”.
Nos carros, os mineiros Luiz Nacif e Érick Silveira (Ford Ranger V8 / EXR Rally Team) dominaram a competição. Com liderança desde o início, a dupla administrou bem a vantagem e ainda venceu a última etapa, confirmando o título inédito na prova.
“Andamos por serras, montanhas, rios, trechos travados, de pé embaixo o tempo todo. O rally foi espetacular”, resumiu Nacif.
De acordo com Fernando Bentivoglio, diretor-geral do Rally Minas Brasil, o evento foi um sucesso e seguiu a programação sem imprevistos. “A região de Araxá nos permite desenhar especiais bastante seletivas e completas, em meio a paisagens de tirar o fôlego. A cada ano, a prova se torna mais tradicional e aguardada. Nosso desafio é sempre evoluir e trazer novidades”, afirmou.
CLASSIFICAÇÃO GERAL – 7º RALLY MINAS BRASIL
MOTOS
1º – Gabriel Soares (#4) – Yamaha WR 450F (IMS Yamaha) – 6h42min05
2º – Bruno Crivilin (#11) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 6h46min48
3º – Martin Duplessis (#3) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 6h58min32
4º – Romain Dumontier (#23) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 7h03min50
5º – Tiago Wernersbach (#7) – Honda CRF 450RX (Honda Racing) – 7h04min18
UTVS
1º – Rodrigo Varela / Matheus Mazzei (#102) – Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela) – 6h19min03
2º – Bruno Varela / Ari Fiúza (#103) – Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela) – 6h21min22
3º – Jean Azevedo / Idali Bosse (#108) – Can-Am Maverick R (T+A Rally Team) – 6h30min16
4º – André Hort / Marcelo Ritter (#119) – Can-Am Maverick R (Hps Racing) – 6h34min40
5º – Gabriel Varela / Michael Masson (#153) – Can-Am Maverick R (Monster Energy Varela) – 6h37min03
CARROS
1º – Luiz Nacif / Érick Silveira (#318) – Ford Ranger V8 (EXR Rally Team) – 7h08min39
2º – Mario Marcondes / Artêmio Pauluci (#360) – Ford Ranger V8 (Braço Curto Motorsport) – 7h18min32
3º – Lélio Carneiro Jr. / Weberth Moreira (#321) – Can-Am Maverick R (Fifi Rally Team) – 9h03min49
4º – Alberto Cunha / Celso Watashi (#384) – Mitsubishi Triton RS (Faster Rally Team) – 9h51min49