Super banner
Super banner

Aracely e Lídia são empossados prefeito e vice de Araxá

Aracely e Lídia são empossados prefeito e vice de Araxá

Aracely e Lídia durante a cerimônia de posse - Foto: Jorge Mourão/Diário de Araxá

DA REDAÇÃO – Aracely de Paula (PR) e Lídia Jordão (PP) foram empossados como prefeito e vice em reunião extraordinária realizada pela Câmara Municipal de Araxá na noite desta quinta-feira (13), no ginásio do Colégio Dom Bosco.

O evento reuniu milhares de pessoas entre lideranças políticas locais e regionais, correligionários, familiares e comunidade em geral. A reunião foi aberta com a entrada dos vereadores – apenas Carlos Roberto Rosa (Solidariedade) não compareceu por compromissos particulares – e em seguida do prefeito Aracely de Paula e da vice Lídia Jordão, acompanhados por familiares, bastante aplaudidos pelo público presente.

Prefeito Aracely, acompanhado por familiares, saudando o público - Foto: Jorge Mourão/Diário de Araxá

Além de Aracely e Lídia, a mesa da reunião foi composta pelo presidente interino da Câmara, Sargento Amilton (PTdoB), prefeito interino Miguel Júnior (PMDB), primeiro-secretário da Câmara, Eustáquio Pereira (PTdoB), deputado federal Mário Heringer, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior; e delegado regional de Polícia Civil de Araxá, Cezar Felipe Colombari da Silva.

Em seguida, o presidente interino da Câmara, vereador Sargento Amilton, conduziu a sessão que objetivou a entrega da declaração de bens dos novos agentes do Executivo, juramentos e assinatura dos termos de posse. A partir daí, Miguel Júnior deixou de ser prefeito interino e assumiu a presidência do Legislativo durante a sessão, abrindo os pronunciamentos da noite.

Autoridades na mesa de solenidade - Foto: Jorge Mourãoi

Miguel deixa interinidade

Miguel Júnior abriu suas palavras destacando a histórica trajetória política de Aracely desde o início de sua carreira política como vereador, no final dos anos 60 e começo dos anos 70, prefeito de Araxá, entre os anos 70 e 80, culminando com seis mandatos consecutivos de deputado federal. “Uma carreira invejável no sentido bom da palavra, marcada por uma história, por uma trajetória vitoriosa, com ética, respeito, compromisso e dignidade”, destacou o presidente da Câmara.

A respeito de Lídia Jordão, Miguel Júnior relembrou dos bons tempos de reuniões informais ocorridas na residência da vice-prefeita para tratar de processo eleitoral, projetos de lei e momentos políticos. Recordou ainda dos tempos em que era acadêmico em Direito, quando foi aluno de Lídia Jordão, destacando que com elas aprendeu ensinamentos importantíssimos que o guiam em sua vida política e pessoal.

Finalizou dizendo sobre sua passagem interina na Prefeitura de Araxá que totalizou mais de 40 dias entre idas e vindas, oportunidade em que poder dar as mãos e conceder melhorias na vida do povo.

Vereador Fabiano discursa em nome do Legislativo

O vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) foi o escolhido para discursar em nome da Câmara. Ele citou que, apesar de ser um momento atípico em que o processo eleitoral de 2012 foi definido na Justiça, a verdadeira vontade popular foi prevalecida. Destacou ainda que Aracely e Lídia podem contar com um elenco comprometido de vereadores que estão com os braços estendidos para somar com as ações do Executivo. Citou ainda sobre necessidades primordiais que não eram levadas em conta no passado, como o bom relacionamento entre os Poderes Legislativo e Executivo, melhorias em infraestrutura viárias, em especial à questão tráfego pesado de carretas no Comboio que prestam serviços à atividade mineral e valorização do funcionalismo público municipal.

Vice destaca proximidade com a comunidade

A vice-prefeita Lídia Jordão destacou em seu discurso que a nova prefeitura terá uma gestão mais próxima da a comunidade, em busca do bem comum, com metas, planejamento e avaliação, ferramentas estas que devem ser constantes em uma administração pública.

Acrescentou que o Executivo e Legislativo devem andar de mãos dadas para assegurar os direitos da população, conforme rege a Constituição. Fez questão de saudar o público em nome das crianças da cidade.

Lídia disse ainda estar comprometida a trabalhar em parceria com Aracely, correspondendo a confiança recebida para assumir esta função de vice-prefeita.

O discurso mais esperado

Público presente - Foto: Jorge Mourão/Diário de Araxá

Finalizando a noite, Aracely de Paula foi o último a discursar. Abriu suas palavras que no momento de sua renúncia no Congresso Nacional, vieram 24 anos de nostalgia, no qual foi acolhido por Brasília para exercer seus seis mandatos ininterruptos de deputado federal, onde dedicou melhorias para Araxá e região, e deixar o Legislativo federal e esta cidade foi a sua primeira emoção deste atual momento político.

Porém, a sua segunda emoção foi maior, com a volta para Araxá, para a sua gente, para a sua família, para os seus amigos, para a sua terra, e enfatizou. “Voltei para ficar.”

Em um discurso acalorado, Aracely conclamou o povo a dar as mãos e somar com um novo momento. Citou principalmente a necessidade de melhorias nos setores de saúde e segurança pública.

Notícias relacionadas