
A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux (FC&VBx) do Estado de Minas Gerais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) dá continuidade a partir desta semana ao Workshop Marketing de Destinos.
O evento iniciou em Araxá nesta segunda-feira (22), no Virgilius Palace Hotel, e também percorre as cidades de Uberaba, Uberlândia, Ouro Preto e Juiz de Fora até sexta-feira (26), respectivamente.
Estiveram presentes a assessora do Programa Turismo de Negócios e Eventos da Setur, Lakshmi Resende; o consultor da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB), Aristides de La Plata Cury (palestrante); a presidente do Araxá Convention & Vistors Bureau, Junia Detoni; o vice-presidente Executivo da FC&VBx de Minas, Hernani de Castro Júnior; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques; o presidente do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, Eduardo Boaventura Tannús; trade turístico de Araxá e demais representantes do setor.
A iniciativa, que teve início em 2008, está inserida no programa turismo de negócios, do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos da Setur, que visa o desenvolvimento e a consolidação da imagem de Minas Gerais como um destino para o turismo de negócios.
Durante esse período, mantenedores dos Convetions, representantes do trade turístico, autoridades, empresários do segmento, imprensa e estudantes estarão reunidos para debater os conceitos e aspectos relacionados ao turismo de negócios.
Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, o fortalecimento desse segmento turístico permite fomentar negócios por meio da realização de eventos, feiras e congressos. “Além de fortalecer a cadeia de prestação de serviços de Minas Gerais e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma.
Workshop
A ação busca o fortalecimento de cada elo das entidades e instituições ligadas ao segmento e, consequentemente, o aumento de número de associados e a profissionalização das empresas para atuarem de forma articulada em eventos de grande porte.
Turismo de negócios
A criação de uma agenda compartilhada para a captação de eventos, onde todos os Convention trabalham de forma conjunta, é uma das prerrogativas do turismo de negócios. Araxá, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Ouro Preto são consideradas cidades-polo do turismo de negócios no Estado e estão trabalhando em metodologia de rede por meio de participação conjunta em eventos de turismo, feiras e promoção conjunta de Minas.
Com informações da Agência Minas