Super banner
Super banner

Araxá inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças com comorbidades ou deficiência permanente nesta quarta em três Unidades de Saúde, das 17h às 21h

Araxá inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças com comorbidades ou deficiência permanente nesta quarta em três Unidades de Saúde, das 17h às 21h

A Prefeitura de Araxá inicia a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, nesta quarta-feira (19). A aplicação acontece por ordem de chegada em três Unidades de Saúde: Unicentro, Unioeste e Uninordeste, das 17h às 21h.

O município recebeu na última segunda-feira (17) um lote com 520 doses pediátricas para serem administradas nesta 1ª etapa. A convocação das próximas fases será de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassadas pelo Governo de Minas Gerais ao município.

O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a vacinação de toda a população contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate ao coronavírus.

Lista de comorbidades

Nesta fase inicial da Campanha de Imunização, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes comorbidades:

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

– Hipertensão arterial estágio 3

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensa

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e Pericardiopatias

– Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênita no adulto

– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

– Doenças neurológicas crônicas

– Doença renal crônica

– Imunocomprometidos

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida

– Síndrome de down

– Cirrose hepática

Documentos necessários

No momento da vacinação é necessária a apresentação da cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão do SUS (se tiver). Deverá ser apresentado também um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.

O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

Pais ou responsáveis

Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível no link “Protocolos Covid-19” > “Termo de Autorização de Acompanhante – Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x