Super banner

Araxá recebe apoio da Força Tarefa no Combate à Dengue

Araxá recebe apoio da Força Tarefa no Combate à Dengue

Coletiva com a imprensa sobre a Força Tarefa - Foto: Caio Aureliano

Da Redação/Isabella Lima – A Secretaria Municipal de Saúde registrou nos primeiros cinco meses do ano 558 notificações de dengue, tendo 173 casos positivos. O alto índice de casos preocupou a Superintendência Regional de Saúde, com sede em Uberaba, que mobilizou 70 agentes numa Força Tarefa contra a Dengue.

A operação, uma união dos 70 agentes da SRS com os 57 agentes de Araxá, acontece dos dias 8 a 18 de maio, de segunda a sábado, em todos os bairros da cidade.

A Força Tarefa vai eliminar criadouros, tratar focos do mosquito, e o mais importante, trabalhar na conscientização da população.

A secretária municipal de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva, explica que o diferencial da Força Tarefa é que os agentes vão fazer uma limpeza urbana completa e diz que a intenção da secretaria é fazer esse tipo de intervenção pelo menos uma vez a cada ano.

O coordenador geral da Vigilância em Saúde, José Renato Silva Júnior, alerta que o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypt) tem se adaptado às condições adversas e sua reprodução agora acontece o ano todo.

“Não adianta a pessoa jogar a culpa na prefeitura. O problema não é do Estado nem do município. O problema é nosso, e está em nossa casa.”

Iraci Neto, da Superintendência Regional de Saúde, diz que as notificações no município assustam, mas é otimista ao revelar que os casos confirmados em todo o Estado diminuíram em 2012.

“Essa ação é para tentar estabilizar a situação do município para que no ano que vem a cidade não precise de outra Força Tarefa para combater a dengue. Mas a solução é a mobilização social”, alerta.

Notícias relacionadas