Super banner
Super banner

Araxá recebe capacitação de gestores de idosos em julho

Araxá recebe capacitação de gestores de idosos em julho

Araxá recebe capacitação de gestores de idosos em julho 1

Da Redação – Araxá está selecionada entre as oito polos regionais de Minas Gerais pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para uma série de capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade. O município recebe a capacitação na segunda semana e última semana de julho.

 A primeira regional capacitada foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, nesta terça-feira (14). Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades.

Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade é um programa do Servas que atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O programa, além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa, acrescenta: “Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários”.

A capacitação está sendo oferecida para as equipes de ILPIs das regiões Sul, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Central, Zona da Mata, Leste, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.

Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas