Super banner

Araxá recebe seminário promovido pela Jucemg nesta segunda

Araxá recebe seminário promovido pela Jucemg nesta segunda

Com um total de 6.609 empresas ativas e uma média de 26 negócios abertos por mês, Araxá receberá o seminário Registro e Gestão de Negócios, na próxima segunda-feira (9). Iniciativa da Junta Comercial de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae (MG) e com apoio das entidades locais, o evento abordará temas acerca de livros contábeis e digitais, Via Única e gestão financeira empresarial. A palestra será às 19h, no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo Serviços e Agronegócios (Acia), na Rua Getúlio Vargas, 365 – Centro.

No seminário, a Jucemg apresentará a atualização dos procedimentos a respeito de livros contábeis e digitais, em conformidade à Instrução Normativa do DREI nº 11, de 12/2013, enfoque geral sobre o registro de livros, dúvidas recorrentes, além de informações sobre livro digital, como formas de envio, acompanhamento e emissão do termo de autenticação. Sobre o Via Única, a abordagem será a respeito de dúvidas sobre o novo procedimento, em vigor desde dezembro de 2013. O novo sistema visa agilizar o registro de atos empresariais ao receber apenas uma via do processo protocolado (e não mais três cópias como anteriormente) para análise, aprovação e arquivamento na Junta Comercial. O Sebrae orientará o empreendedorismo, com enfoque na gestão financeira –  planejamento, análise e o controle para melhoria dos resultados.

Até 2 de junho deste ano, 130 empreendimentos foram abertos em Araxá, contra 52 extinções durante o período. Conforme dados da Junta Comercial, a maior parte de empreendimentos constituídos na cidade é de Sociedade Empresária Limitada (2.395) e Empresário (1.690), sendo as três principais atividades econômicas de destaque formadas pelo comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (lojas de roupa), lanchonetes, casas de chá e sucos e lojas de calçados. Os dados incluem também o Empreendedor Individual – EI, com 2.452 formalizações, registrado diretamente no Portal do Empreendedor, do Governo Federal – http://www.portaldoempreendedor.gov.br.

O presidente da Junta Comercial, José Donaldo Bittencourt Júnior, natural de Araxá, foi empossado no último dia 24 de março, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery e já ocupou diversos cargos de direção em entidades de classe ligadas ao comércio.

Em Araxá, a Junta Comercial tem como parceiros estratégicos também a Associação Comercial e Sindicomércio, contadores e demais empreendedores da cidade para realizar o evento. Na cidade, a unidade Jucemg Minas Fácil funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e 13h às 17horas, na Praça Arthur Bernardes, 11 Centro.

Notícias relacionadas