Super banner

Araxá sedia reunião do Projeto Integrado Minas e São Paulo

Araxá sedia reunião do Projeto Integrado Minas e São Paulo

Secretária Alda Sandra durante a reunião - Foto: PMA/SMDETP

Da Redação – Araxá recebeu a segunda reunião do Projeto Minas e São Paulo – Oportunidade para a Copa de 2014 e contou com a presença de cerca de 40 convidados. Juntos, eles buscam a melhor forma de aproveitar as oportunidades que virão com o evento.

Durante a reunião promovida na semana passada foram realizadas apresentações dos preparativos para que Araxá e Sacramento possam ser subsedes da Copa em 2014. As ações do Circuito da Canastra e a apresentação de cursos que poderão ser oferecidos através de iniciativas público-privadas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também entraram na pauta do encontro.

Entre os presentes estavam, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa; a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques; o diretor do Parque Náutico de Jaguara, Ivan Barbosa; o gerente Regional do Senac, Paulo Barata; a gestora do Circuito da Canastra, Sâmia Borges dos Santos; a gestora do Circuito do Triângulo, Raquel Mohn Santos; o secretário de Cultura e Turismo de Sacramento, Amir Salomão; o assessor de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Frederico Prudente de Queiroz; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Eduardo Tannús; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araxá, Pedrinho da Mata; a presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau, Júnia Dettoni, além de representantes do trade turístico e imprensa.

O prefeito destacou a iniciativa e disse que está disposto a contribuir com o crescimento turístico da região. “É uma grande oportunidade para reiniciarmos um projeto turístico para Araxá e região. É certo que temos vocação para o turismo e se aproveitarmos essa oportunidade, que trará inúmeros turistas nacionais e internacionais para as nossas cidades, o turismo terá um expressivo crescimento, podendo se consolidar com este grande evento que é a Copa de 2014”.

A secretária Alda Sandra agradeceu a presença de outras cidades e disse que o desafio agora é colocar em prática as discussões que vem sendo abordadas.

“Precisamos agora iniciar um trabalho de implementação do que está sendo proposto. Já conversamos com o Senac e a nossa ideia é começar pela capacitação. Aos poucos, com o apoio do governo estadual e federal, vamos investindo em infraestrutura e os outros itens que precisam ser melhorados para que a nossa região se torne realmente atrativa.”

O idealizador do projeto, Ivan Barbosa, propôs que seja criado em Araxá, através de uma parceria com o Senac, uma academia de turismo regional que ofereça cursos superiores a todas as cidades, tornando a cidade pólo em capacitação e profissionalização no setor.

“Só assim faremos de nossa região um importante destino turístico, atraindo estudiosos no assunto e, consequentemente, melhorando a recepção ao turista que nos visita.”

Durante a reunião foi definido que a equipe integrada Minas-São Paulo agendará uma visita ao secretário Extraordinário da Copa em Minas, Sérgio Barroso, para levar reivindicações de melhorias na roteirização, sinalização, capacitação e infraestrutura.

Com SMDETP

Notícias relacionadas